PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

12 de abr. de 2012

Várzea da Roça - Chuva ameniza efeitos da seca, mas também aumenta–os


O distrito de campo de São João, município de Várzea da Roça, está localizado a aproximadamente 23 km da sede. Nesta terça (10), choveu aproximadamente 4 mm (milímetros), o que equivale a 4 litros d’água por metro quadrado.

Segundo populares a quantidade d’água da chuva ainda é pouca, pois não é o suficiente para armazenar nos reservatórios, mas em terrenos arenosos, de fácil penetração do líquido no solo, minimiza
os efeitos da seca, logo que o capim e outras plantas que servem de alimento para os animais, brotam novas folhas. Já em terrenos de
barro, a pouca chuva é prejudicial, pelo fato de ter pouca absorção d’água, assim a água fica na superfície do solo, evaporando com maior facilidade, em decorrência do calor do Sol. Outro prejuízo, é o bagaço seco do capim, que ao ser molhado, apodrece em um tempo menor e fica com um odor ruim, o que ocasiona, que muitos animais acabam não comendo.
Esta situação é denominada por “seca verde”, ou seja, em algumas regiões tem-se comida para os animais, mas a água é escassa. foto 3Ainda segundo alguns pequenos produtores rurais, esta situação é preocupante, logo que o período do inverno está próximo, época que dificilmente ocorre chuvas fortes para o armazenamento d’água. Caso não venha chover forte antes do inverno, provavelmente, apenas em meados do mês de Novembro pode-se esperar chuvas intensas, pois este é o período que começam as trovoadas. 
Fonte: www.vr14.com
Por: Jorge Henrique

Nenhum comentário:

Visita Online