PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

5 de abr. de 2012

Semana Santa em Mairi

Durante o dia desta quinta-feira (05), muitos fiéis católicos visitaram a Capela da Santa Cruz do Monte para fazer suas orações e penitências. As pessoas vão de carro, de motos e de pé. Segundo os mais velhos, há mais de oitenta anos existe esta tradição de visitar a capela do monte no município de Mairi.

Nesta Quinta-feira Santa, mesmo com o sol muito forte e a seca que vem prejudicando a nossa região, várias pessoas de Mairi e de outros municípios subiram ao monte.

A Quinta-feira Santa é o dia que marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos.
A celebração da Via Sacra da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Mairi encerra nesta sexta-feira da Semana Santa em caminhada ao monte, saindo às 5h da manhã da Praça J.J. Seabra. Às 15h, acontecerá a Celebração da Paixão. Logo após, será realizada a Procissão pelas ruas da cidade.
A programação da Semana Santa da Igreja Católica de Mairi começou dia 1º de abril e encerra no próximo domingo (08).
Quiosque
No pé do monte, os barraqueiros e vendedores ambulantes vendem refrigerantes, água mineral, picolé, cachorro quente, tira-gosto, óculos, brinquedos, velas, santinhos, doces, salgados entre outros.

No monte, está sendo realizada uma obra em convênio com o Ministério do Turismo, através do deputado Daniel Almeida. A referida obra está perto de ser concluída, e mesmo assim, os romeiros e visitantes ficaram felizes com a mudança, onde foi construído quiosque, banheiros masculino e feminino, banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência físicas e idosos, escadas na ladeira do monte, calçamento, estacionamento para veículos etc.
A prefeitura de Mairi realizou serviços de patrolamento e cascalhamento da estrada, pintou as escadas da subida do monte e a capela. Para gerar energia, foi instalado um gerador.

Estacionamento de veículos
A capela da Santa Cruz do Monte é o cartão postal do município de Mairi, quem se aproxima da cidade, a primeira coisa que vê é a beleza mística da capela lá no alto. A população faz romarias, ao som de hinos religiosos e preces, principalmente todas as quintas e sextas-feiras da Semana Santa, onde as pessoas sobem ao monte para orar e acender velas. 



Vídeo - as pessoas subindo ao monte:
Redação e fotos: Agmar Rios
Fonte Agmar Rios

Nenhum comentário:

Visita Online