PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

9 de jan. de 2012

Projeto Renasce Viração realiza Festa de Folia de Reis no povoado de Viração de Baixa Grande


Na última sexta-feira (06), foi realizado o I Encontro de Folia de Reis, no povoado de Viração, município de Baixa Grande, com uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baixa Grande, através do Projeto Renasce Viração.

O Evento teve início às 15h30min com o grupo de mulheres da Fazenda Piaui, na comunidade de Vista Alegre, onde 05 casas foram contempladas com o canto de reis. 
As mulheres chegavam acompanhadas de sambadores e dezenas de expectadores cantavam reis e depois o dono da casa abria a porta e cantavam batuque. Devido ao sol o percurso foi feito através de carro.

Quando chegou ao povoado de Viração, as pessoas desceram a avenida principal cantando e dançando. O Grupo de Reisado de mulheres da Fazenda Piaui, subiu ao palco e mostrou que samba não é só de homem, durante cerca de meia hora, fez o público dançar, catar reis e batuques.

João de Sabino com seu grupo fizeram uma belíssima apresentação e saíram mais cedo, devido a um compromisso na cidade de Mairi, onde participaram da Festa de Reis que já virou tradição.
Grupo de João de Sabino se apresenta em Viração
O restante da noite ficou por conta dos sambadores do Acampamento  Pe. Tiago, Sambas de Roda de mulheres de Viração e Grupo de Samba Capelinha de São João, também do Povoado de Viração.

O projeto renasce Viração, venceu o edital do Governo Federal em 2011, tem como idealizador o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baixa Grande com o apoio do Projeto Banco do Nordeste e Governo Federal. Tem como objetivo renascer a cultura do samba no povoado de Viração, situada ao leste, a 17 km da sede do município. 



Informações e fotos: www.baciadojacuipe.com.br

Nenhum comentário:

Visita Online