PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

7 de abr. de 2011

Caém: Município comemora 49 anos na próxima sexta-feira



Na próxima sexta-feira, dia 8, o município de Caém estará comemorando 49 anos de emancipação política. Em homenagem ao aniversário do município, a prefeitura anuncia pela manhã a realização de um culto ecumênico, seguido do hasteamento da Bandeira ao som dos Hinos Caenense e Nacional. Em seguida, haverá apresentação cultural dos Colégios e Escolas do Município. Á tarde, está marcado um amistoso entre a Seleção da Sede do Município X a Seleção de Gonçalo, no Estádio Municipal. Também acontece a abertura da Feira Cultural. Às 17 horas haverá Sessão Solene na Câmara de Vereadores,seguido de um coquetel no mesmo local. À noite, a partir das 21 horas, está programado a apresentação de bandas na Praça Desembargador Souza Dias.
História: O município de Caém surgiu no inicio do século XIX, com o desbravamento da região por garimpeiros em trânsito para as minas de ouro deJacobina. Remanescente das caravanas dos primeiros desbravadores, Ana Rosa se estabeleceu à margem do rio da Prata, posteriormente denominado Rio Caém, onde construiu residências e uma igreja, formando o “Sítio Papagaio”. Iniciando-se a construção do ramal ferroviário em 1910, verificou-se o deslocamento em massa de operários à procura de trabalho na via férrea. Surgiram cabanas em toda à margem da estrada e o movimento tornou-se ativo e constante. Concluído o ramal ferroviário em 1918, as famílias dos operários se aglomeraram nas imediações do Sítio Papagaio, onde se edificou a estação ferroviária. A placa designativa daquela estação continha a inscrição “CAHÉN”, registrando-se uma homenagem prestada pelo engenheiro francês Henry de Brutelles, construtor da ferrovia, sua esposa Marta de Brutelles, natural da cidade de Kahn, na França.
O então distrito foi desmembrado de Jacobina, sendo elevado à categoria de município com a denominação de Caém, pela lei estadual nº 1709, de 12-07-1962. (Notícia Livre)

Nenhum comentário:

Visita Online