PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

15 de fev. de 2011

Festival do Umbu em Uauá demonstra possibilidade de convivência com semiárido

Resgatar a cultura regional, valorizar a sociobiodiversidade da caatinga e, sobretudo, divulgar os produtos da agricultura familiar motivaram a realização do 3º Festival do Umbu, realizado no fim de semana, no Parque de Exposições de Uauá. O evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc), e apoiado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), viabilizou aos visitantes e agricultores o acesso às novas tecnologias de manejo, produção do umbuzeiro e as possibilidades da utilização do umbu como mais uma fonte de renda. “Essa região é um orgulho para a Bahia pela determinação deste povo. A ovinocaprinocultura e o umbu são fortes exemplos possíveis para a sustentabilidade no semiárido”, declarou o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, que representou o governador Jaques Wagner na abertura oficial do festival.
Mudas da fruta produzidas na Estação Experimental da EBDA, empresa vinculada à Seagri, em Pilar, foram distribuídas durante o evento, onde também houve apresentação de variadas iniciativas desenvolvidas pelos agricultores familiares como artesanato, artes plásticas e a culinária típica do semiárido a base do umbu e maracujá da caatinga.
Salles também enfatizou que o projeto da Coopercuc absorve menos de 0,5% do umbu produzido na região, comprovando todo o potencial de crescimento que esta atividade pode alcançar. Os agricultores também foram beneficiados por meio de dos minicursos e palestras.
Para o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro, o 3º Festival ofereceu visibilidade aos produtos sertanejos e ao projeto da agricultura familiar como uma estratégia de desenvolvimento regional, sustentável, valorizando a sociobiodiversidade da caatinga.
Fonte: Agecom/Foto: Google.

Nenhum comentário:

Visita Online