PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

26 de fev. de 2011

Campanha visa utilização da estrada Pintadas/Ipirá com segurança

O primeiro encontro para discutir o assunto aconteceu entre o coordenador da Ciretran de Ipirá, vereadores, secretários e alunos de uma escola.

Militante dos movimentos sociais do Território do Jacuípe, Odiley Oliveira Lima, vice-presidente do SICOOB/Sertão, sabe que praticar pequenas ações hoje podem fazer muita diferença no futuro. Com este sentimento ele procurou o vereador Valberto Márcio Sena Almeida (PT), presidente da Câmara Municipal de Pintadas e propôs ações de educação para o trânsito, visando, dentre muitos objetivo, a conscientização da utilização dos 44 quilômetros da BA-414, que ligar Pintadas a Ipirá, cuja obra esta quase pronta. A idéia foi acatada pelo chefe do Legislativo, que teve aprovação dos demais vereadores e na manhã de sexta-feira (15), aconteceu à primeira atividade.

Autoridades da esquerda para a direita: Carlos Alberto - sec de Educação, vereador "Corujão", vice prefeito Almir Lôbo e o idealizador Odiley Lima.

Encontro com os alunos da Escola Zilda Dias – Cerca de 350 alunos do turno matutino, na faixa etária de 10 a 14 anos, participaram de uma palestra proferida pelo chefe da 21ª CIRETRAN, sediada em Ipirá, João Marcelo Mascarenhas, que usou das técnicas para conversar com jovens destas idades e procurou sensibilizar os alunos sobre comportamentos dos pedestres, sobre como atravessar ruas e rodovias com segurança, questões de álcool/direção, uso de equipamentos obrigatórios de segurança e como manter comportamentos seguros no trânsito.

De acordo com João Marcelo, responsável pelo trânsito de dez cidades, a meta é estimular no município um trânsito sadio, seguro, onde os condutores e pedestres possam trafegar com tranquilidade, principalmente depois da principal estrada de acesso asfaltada. “Costumamos fazer este tipo de trabalho no mês de setembro, durante a semana do trânsito, mas, recebemos o convite do vereador Valberto Márcio e atendemos prontamente”, finalizou.

Outras ações – O secretário de educação do município, Carlos Alberto da Silva Almeida, ficou satisfeito com o evento e disse ao CN que foi um momento importante para dialogar com os alunos sobre orientação do trânsito. Falou também que deverá fazer um trabalho neste sentido com os alunos da Escola Normal, aonde concentra o maior número de alunos adolescentes do município e também deverá fazer uma capacitação com os motoristas dos transportes escolares sobre a situação dos veículos, métodos de relacionamento e outras questões que melhorem a qualidade do serviço. “Neste momento inicial, todos nós estamos preocupados com a boa utilização e com segurança da BA 414. Todos devem andar regular e atentos neste novo investimento público em nosso município e que deverá ser usado para melhorar a qualidade de vida. Nossa preocupação é com a vida”, finalizou Carlos Alberto.

Para o idealizador do movimento, Odiley Oliveira, a primeira atividade foi coroada de êxito e graças à relação de amizade com Valberto Márcio, sua idéia foi logo assimilada e colocada em prática, pois a BA 414 esta sendo construída com qualidade, deverá ser totalmente sinalizada e serão colocados equipamentos de segurança, entretanto, segundo Oliveira, as pessoas estavam acostumadas com a estrada de cascalho, com muitos buracos e conseqüentemente não desenvolviam grandes velocidades. “A frota de veículos de Pintadas cresce e vemos investimentos em obras, o que faz o tráfego mais perigoso. Nosso foco é que medidas de segurança no trânsito sejam tomadas tanto para pedestre, ciclista e motoristas para evitar”, finalizou.

Preocupação dos vereadores – Para o vereador Valberto Márcio, a preocupação dos vereadores do município é com a qualidade de vida dos municípios. “Já realizamos diversas audiências públicas. Articulamos audiências externas, a exemplo do encontro com a presidente do Tribunal de Justiça, onde pleiteamos a instalação da Comarca e conseguimos a garantia da Junta Especial de Conciliação. A segurança pública vem recebendo mais atenção, inclusive com debate nas escolas e agora vamos apoiar este trabalho de conscientização no trânsito”, garantiu o chefe do Legislativo.

Orgulhoso, o vereador Valberto fez questão de mostrar a grande obra

Para Valberto, todo o cuidado é pouco depois da estrada asfaltada e pretendemos também fazer um trabalho que visa proteger as populações residentes ao longo da BA-414. “Temos um grande número de pessoas orando ao longo deste trecho, em especial no Povoado do Raspador, situado no sentido a cidade de Ipirá, há cerca de 18 km de Pintadas em sentido sul. Um dos principais povoados da cidade e devemos realizar um trabalho neste sentido naquela comunidade”, lembrou.

Estrada está quase pronta – Falta menos de 10 km para conclusão da malha asfaltica da BA-414. O serviço encontra-se nas últimas etapas de terraplanagem nas proximidades da cidade de Ipirá. “A obra, no valor de mais de R$ 28 milhões era o sonho e uma luta de todos os Pintadense”, afirmou Valberto. Ele contou ao CN que assim que foi conhecida a empresa ganhadora da licitação, a Torre Empreendimentos, ele, juntamente com a deputada Neusa Cadore (PT), como o Prefeito Walcir Rios (PT) e os demais vereadores, fecharam um acordo para os trabalhos fosse iniciados por Pintadas e que a mão de obra fosse do município. A mudança é observada logo na saída da cidade, com a duplicação da Avenida Osório Batista até o contorno do Conjunto 09 de maio, considerado por Valberto, um dos pontos perigosos, pois entram no Conjunto muitas vezes sem observar o movimento na BA.

Estes rapazes seguiam sentido Pintadas. Devem comentar o quanto melhorou, mas devem ficar atentos ao perigo

Trabalho voltado para os motociclistas – A preocupação de um trabalho voltado para a orientação dos Motociclistas visando esclarecer sobre as leis de trânsito, a forma correta de condução, foi percebida pela equipe do CN nos poucos minutos que percorreu um pequeno trecho de 08 km. A todo instante foi visto motoqueiros e caronas sem capacetes trafegando na BA. Um exemplo disto é Dona Izabel Eliene Silva Almeida, 46 anos, residente na Rua Araújo Sampaio, 395, que estava na garupa da moto pilotada pelo marido, Argemiro Morais Carneiro Filho e ainda leva a filha menor Victoria Silva Carneiro. Todos sem capacete. “É relaxamento nosso, pois o capacete ficou na cidade. Nós estamos acostumados com estrada de chão, mas temos que mudar né”, finalizou.

O agricultor faz sucesso com a sua C-10. Ha 25 anos com ele sente o prazer de andar no asfalto

Uma das referências nos 44 km de extensão é a irreverência do agricultor Galdino Costa Rufino, 65 anos, que transfere para estrutura da casa, toda sua alegria. Com muitas mídias de CDs, garrafas PET e agora com uma proteção de madeira na frente. Ele contou ao CN que está satisfeito com o asfalto e explicou que o acesso pelas laterais da casa, foi uma opção dele, pois a vida no campo já esta insegura, quando mais com o asfalto. Ao lado da mulher Almeri carneiro Rufino, 56 anos, Galdino sabe que agora os cuidados têm que ser dobrado e já esta tomando os seus. “Agora eu só vou usar a minha caminhonete CD 10, ano 72, que tenho a 25 anos, nas estradas de roça. Na pista, vou usar um carro melhor, todo documentado e arrumado”, garantiu.


Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Visita Online