PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

8 de mar. de 2017

Jovem é assassinado em Capim Grosso

Por volta das 19 horas desta quarta-feira, 08 de março de 2017, um jovem identificado como Carlos Oliveira Santos Junior, de 20 anos natural de Feira de Santana, foi assassinado em Capim Grosso.

O crime aconteceu na Rua José Santana, conhecida como Rua da Borracha, no contorno, saída para São José do Jacuípe. 

A equipe do SAMU-192 foi acionada, mas, quando chegou no local, a vítima não apresentava mais os sinais vitais.

A Policia Militar está no local aguardando a chegada da Policia Técnica para fazer o levantamento cadavérico. O corpo será encaminhado para o IML de Jacobina. 

Qualquer momento mais informações….

Fonte: Contorno FM

Mundo Novo e Rio do Antônio sofrem com estiagem; Sudec anuncia adutora


Mundo Novo e Rio do Antônio sofrem com estiagem; Sudec anuncia adutora
Adutora puxará água para Rio do Antônio/Foto: Brumado Notícias
Mais duas cidades baianas tiveram decretos de emergência por estiagem reconhecidos pelo Estado nesta quarta-feira (8). Mundo Novo, no Piemonte do Paraguaçu; e Rio do Antônio, no chamado Sertão Produtivo, sudoeste, terão a condição válida até 180 dias, contados a partir de 8 de fevereiro na primeira cidade, e em 6 de março, na segunda. Ao Bahia Notícias, o superintendente da Defesa Civil do Estado (Sudec), Paulo Sergio Menezes Luz, afirmou que haverá ações emergenciais nas duas cidades. Uma licitação deve ser anunciada na próxima semana para a construção de uma adutora que puxará água da Barragem do Truvisco, em Caculé, para a região de Rio do Antônio. "Com a adutora, vamos resolver o problema de abastecimento de água potável para a região, que vive esse problema", disse ao BN. A previsão é que a obra – orçada em R$ 11 milhões com recursos federais – seja entregue em até 180 dias. Para Mundo Novo, Luz disse que a Sudec fará um convênio emergencial para fornecimento de água através de carros pipa. No município, a população afetada é de 49,4%, ou 13,4 mil dos 27,2 mil habitantes. Já em Rio do Antônio, o percentual de prejudicados é de 46,4%, 7,3 mil dos 15,7 mil moradores. Os dados são fornecidos pelas prefeituras à Sudec. Em todo o estado, 100 municípios estão com decreto de emergência reconhecido, o que atinge 1,4 milhão de baianos. 
por Francis Juliano

Mairi e mais 18 municípios formam Consórcio Público de Saúde na região de Jacobina

A cidade de Jacobina será a sede da Policlínica Regional.
Dezenove municípios da região de Jacobina avançam na criação do consórcio de saúde, que deverá beneficiar  aproximadamente meio milhão de pessoas.

O compromisso foi formalizado a partir da assinatura do protocolo de intenções para a constituição da entidade, que resultou na elaboração da Lei 1.448 de 22 de fevereiro de 2017, que autoriza o Município de Jacobina, em nome dos demais municípios da região,  a subscrever o protocolo de intenções a ser firmado com o Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde (Sesab).

Os consórcios propõem um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde com o objetivo de descentralizar a assistência, ajudando a reequilibrar as finanças municipais.

Além de Jacobina, integrarão o consórcio os munícipios de Caém, Caldeirão Grande, Capim grosso, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova.

Os consórcios passam a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), além de hospitais municipais.

Na pareceria entre prefeituras e a Sesab, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante.

Em Jacobina, o consórcio ficará  responsável pela gestão de uma policlínica regional que será construída pelo Governo do Estado, com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos - a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética - para rastreamento de câncer de mama e outros exames.

Jacobina 24 Horas.

Visita Online