PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

14 de jan. de 2017

Município de Serra Preta está virando deserto

A situação do município de Serra Preta, 145 km de Salvador, está cada dia pior. Há mais de um ano sem chuva, a seca transformou boa parte do município em deserto. Serra Preta está situada no semiárido baiano, mas atravessa uma seca terrível, onde muitos classificam como uma das piores estiagens enfrentadas.

O novo prefeito, Aldinho, articula decretar situação de emergência ainda este mês. Já os moradores da zona rural clamam por ações imediatas para amenizar o impacto da seca. A prefeitura iniciou a limpeza de lagoas, mas não há recursos suficientes para enfrentar o problema.

O bombeiro Alex Matos percorreu boa parte do município nesta sexta-feira, 13, e ficou chocado com a aridez encontrado.  Em sua rede social, Matos relatou que “a situação mais critica é no norte do município, deste a Fazenda Macaco (região central), até os povoados de Carocha, Lagoa da Caiçara, Descanso, Morro do Curral, Pistola, Araticum, Pé de Serra, Três Emendas, Peixe e outras localidades”.

O servidor público que é natural de Serra Preta, mas atua como bombeiro em Feira de Santana, alerta para a questão do desmatamento, a falta de grandes açudes e a ausência dos serviços da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA em muitas localidades de Serra Preta. Mesmo nas áreas urbanas como Bravo, Ponto e Sede o serviço de abastecimento é irregular. 

Redação:  Mario Ângelo Barreto
Fotos: Alex Matos

Capela do Alto Alegre-Matadouro Municipal será transformado em um Centro Tecnológico Experimental da Agricultura Familiar e Pecuária

Há mais de 10 anos que o Matadouro Municipal foi desativado. Desde então boa parte da área utilizada para este fim entrou em desuso. Hoje, as instalações estão destruídas, e abandonadas, numa parte estratégica da cidade: em frente ao Centro de Comercializações de Animais.
Visando fomentar a prática da agricultura familiar, pecuária, e movimentar a economia do município através de ações interligadas,a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá transformar o antigo Matadouro em um CENTRO TECNOLÓGICO EXPERIMENTAL DA AGRICULTURA FAMILIAR E PECUÁRIA DE CAPELA DO ALTO ALEGRE. 
O Centro terá espaço para cursos de capacitações para agricultores e alunos da rede municipal, e ainda a utilização da área para experimentos de diversas atividades, entre elas: viveiros de mudas, hortas, 05 plantios de palmas, banco de proteínas com plantas leguminosas, banco de sementes, entre outras atividades voltada para agricultura familiar e pecuária. 
Segundo o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Erivan Santos, a adequação do espaço será o mais breve possível.
‘’ Queremos já em fevereiro começar a fazer as mudanças aqui no matadouro. Será um espaço para o homem do campo, e também para toda comunidade. Além de incentivar as práticas da agricultura familiar e pecuária, ainda pretendemos fazer eventos interligados com o Centro de Comercialização de Animais, e com as demais secretarias do município, dentre outros grandes planos que vislumbramos’’, finalizou Erivan Santos.
#Trabalho #Respeito #Participação



Presidente da Câmara de Serrolândia acompanha trabalhadores rurais na marcha contra a PEC 287, que aumenta a idade para aposentadoria em Jacobina

O Presidente da Câmara de Vereadores de Serrolândia, Vereador João Wilson, apoia produtores rurais de Serrolândia e junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serrolândia/Ba fazem parte da manifestação.

Na manhã desta sexta-feira, 13 de janeiro de 2017, trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar de Jacobina e região realizam uma manifestação contra a PEC 287/2016. A Reforma da Previdência Social prevê o aumento da idade para a aposentadoria, mulheres de 55 para 65 anos e homens de 60 para 65 anos.
 
A primeira marcha contra a PEC 287, conta com apoio dos Sindicatos dos trabalhadores das cidades de: Caldeirão Grande, Mirangaba, Capim Grosso e Saúde participam da manifestação, com apoio dos vereadores: Junior de Todos, Tiago Dias, Martins de Jacobina, vereadores Durval e Socorro da comunidade Quilombola de Mirangaba entre outros.
 
Os sindicalistas falaram que os mais prejudicados serão os trabalhadores rurais, que chegam aos 50 anos cansados e exaustos devido a labuta do campo, com baixa renda e sem condições de comprar medicamentos. O projeto de lei, que está sendo tratada como a PEC da morte, foi proposto pelo presidente Temer e tramita no Congresso Nacional.
 
Após concentração na Praça da Matriz, grupo realizou paradas em frente ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste, seguindo por ruas e avenidas para um manifesto em frente à Previdência Social no Bairro da Estação.
Fonte- Portal Serrolândia/ Fotos Facebook Wilson 



Quixabeira: Ex-prefeito perde foro privilegiado e será julgado em primeira instância

Por perda de foro por prerrogativa, o ex-prefeito de Quixabeira, Eliezer Costa de Oliveira, será julgado pela Justiça de primeiro grau por contratação irregular de serviços nas áreas de saúde e ação social do munícipio. Enquanto detinha o foro privilegiado, Eliezer era julgado pela segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e o caso era relatado pela desembargadora Ivete Caldas (clique aqui e saiba mais). De acordo com a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o ex-prefeito, entre os anos de 2010 e 2012, em nome da prefeitura, “contratou, irregularmente, intermediação para contratação de mão de obra ‘nas áreas de saúde e da ação social’”, com dispensa de licitação. A dispensa de licitação contratação da mão de obra deu origem a parcerias para o Programa Saúde e Bem Estar, o Programa Social em Ação, e o Instituo Socializar. Na ação, o MP sustenta que é necessário a realização de licitação pública para contratação de serviços particulares. Os contratos totalizam a cifra de R$ 2,1 milhões. Outra acusação que recaí sobre o ex-prefeito na ação é de admitir 33 funcionários para os programas, no ano de 2010,"sem a submissão a qualquer espécie de processo seletivo", violando as normas que exigem prévia realização de concurso público para admissão de servidores nos quadros da Prefeitura de Quixabeira. O processo contra Eliezer Costa tramitará na Vara Criminal da cidade.
Fonte: Bahia Notícias/Foto: Reprodução.

Visita Online