PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

21 de out. de 2011

Várzea da Roça curso-PROGRAMA QUALIFICA BAHIA


Lançado no ano de 2009, o Programa Qualifica Bahia é a uma ação governamental para formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia, que tem como princípios a integração com as demais ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda – intermediação para o trabalho, seguro-desemprego, documentação trabalhista e orientação profissional; articulação com programas governamentais; qualificação vinculada com as vocações efetivas e potenciais dos territórios; territorialização das atividades; e monitoramento, avaliação e compromisso com o gasto público.
O público do Programa Qualifica Bahia são os trabalhadores e trabalhadoras, que buscam colocação no mercado de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego e qualificação profissional, tendo prioridade de atendimento às populações socialmente vulneráveis do Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família, afrodescendentes, indiodescendentes, mulheres, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência, pessoas com mais de 40 anos, trabalhadores com risco de perda de emprego em função da baixa escolaridade e qualificação insuficiente.
No ano de 2009 foi lançado oficial o Programa Qualifica Bahia e qualificados pelo Programa 4.000 trabalhadores e trabalhadoras nos meses de setembro a dezembro. Na segunda etapa do Programa, que aconteceu nos meses de janeiro a maio de 2010 foram qualificados 5.100 trabalhadores e trabalhadoras nas diversas cadeias produtivas. Em 2011, a proposta é ampliação do Programa com objetivo de qualificar 7.340 trabalhadores e trabalhadoras com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCEP como ação complementar ao Plano Territorial de Qualificação do Estado da Bahia.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte- SETRE, dando continuidade às suas ações de qualificação profissional, contemplou o município de Várzea da Roça, com o curso de COOPERATIVISMO.
Vale ressaltar, que estamos com o prazo curto para realização das inscrições.
Em anexo, tem um quadro com o nº de educandos  e os pré-requisitos exigidos para inscrição, bem como a ficha de cadastro do trabalhador que deverá ser impressa e usada para realizar as inscrições.
Pedimos que sejam feitas 30 inscrições para o curso  (são 22 educandos e mais 08 pessoas para cadatro reserva).
O prazo para as inscrições dos cursos é até a próxima sexta- feira, dia 26/10.
Mantenho-me à disposição para mais esclarecimentos nos telefones: 71 3115-1763/1753 e nos seguintes e-mails: suely.moura@setre.ba.gov.br //suelymmoura@yahoo.com.br

Curso de Cooperativismo e Panificação realizado pelo Programa Qualifica Bahia
as inscriçoes serão feitas até terça feira proxima dia 25 do corrente mês
Curso Cooperativisno inscrições na UNAVAR - Informações na sede na entidade 
Curso Panificação  CDL - informações com Dedé na Construvárzea,
informações no texto abaixo

Presidente da UNAVAR
Gerivaldo Santana


Suely Moura
SETRE/COQUAP 

Choque entre carros em Mairi

Nessa tarde de sexta-feira (21/10) por volta das 16:00 horas na Rua: Patrício Francelino em frente ao Mercado Municipal aconteceu um acidente envolvendo um Fiat Doblô de cor Vermelha de proprietário Sr. Antônio do Comercial Maranata e uma F1000 de cor Marrom de um feirante de Várzea da Roça, Segundo informações o Sr. Antônio estava descendo sentido ao correnú e o feirante de Várzea da Roça o Sr.Denir como é conhecido  vinha dando ré sentido a padaria ELMAC, quando colidiu com a parte traseira da F1000 na lateral direita do Fiat Doblô causando danos.
Ocorr


Momento da ocorrência Policial Antonio esta de Camisa branca e Denir de Camisa roxa
Informações e fotos Mairi News

Várzea do Poço realizou- I Fórum de Educação Contextualizada

A cidade de Várzea do Poço sediou na manhã da última quinta-feira, dia 20 de Outubro, o I Fórum Microrregional de Educação Contextualizada.
O evento contou com as presenças dos municípios de: Quixabeira, São José do Jacuípe Várzea do Poço e Várzea da Roça. A abertura aconteceu com a presença das quatro cidades participantes, na qual houve o momento de acolhimento saindo da praça da feira até o salão paroquial, onde foi feito a abertura do fórum e em seguida foi servido o café da manhã. Logo após as crianças fizeram apresentação com introdução com voz e violão.
Foram apresentados por municípios: professores, secretários representantes de entidades como sindicato dos trabalhadores rurais e associações e outros. Nutricionistas responsáveis pela merenda escolar dos municípios e representante do GT de Comunicação do Território de identidade da Bacia do Jacuípe na pessoa de Antonio Everaldo Ribeiro silva (Foguinho Eventos) que na oportunidade além de representar os comunicadores da Bacia do Jacuípe e participou do evento, repassando em nota oficial o que aconteceu durante todo o dia.
O principal tema abordado foi à agricultura familiar como usufruir dessa agricultura levando para salas de aula com um bom aproveitamento para a merenda escolar. Municípios entre eles discutiram em pro de melhoramentos cada um deles com suas sugestões bastante proveitosa aprovadas por todos em plenária.
 O Prefeito Municipal Paulo José em uso da sua fala, disse que ficou feliz de poder contar com a     presença dos municípios. “É satisfatório compartilhar esse cenário que antes era visto somente na imaginação e hoje realmente ver frutos dos esforços de cada um e cada uma que veste a camisa e parte pra luta na educação contextualizada e na agricultura familiar, ou seja, onde quer que seja. O Nordeste sempre foi visto como pobreza e miséria e hoje é possível ver um Nordeste diferente com uma nova visão”, disse Paulo José.
À tarde, na finalização dos trabalhos, os membros escolhidos por cidade falaram do aproveitamento, da troca de experiência, em fim, falaram que foi muito proveitoso, que sempre poderão está interagindo com essa troca de experiência enriquecedora.
Realização Secretaria Municipal de Educação de Várzea do Poço.







Da redação Foguinho Eventos

HOMEM QUE SIMULOU TENTATIVA DE SUICÍDIO EM JACOBINA JÁ APLICOU O MESMO GOLPE EM CIDADES DE , PELO MENOS, SETE ESTADOS.

Foto tirada em Capanema, no Pará.
O que parecia uma tentativa desesperada de suicídio, de acordo com informações policiais, na verdade não passou de uma grande farsa que já vem sendo aplicada em diversos estados da federação há pelo menos cinco anos. José Carlos Conceição, hoje com 29 anos de idade, ameaça se jogar de torres de telefonia do Brasil desde os 24 anos. Manipulando a boa fé das pessoas e mobilizando praticamente todos os ógãos de segurança e a imprensa das cidades por onde passa com um teatro bem ensaiado o golpista consegue enganar a todos. Aquí em Jacobina, depois de descer da torre da "OI" , ele foi medicado no CAPS local e levado para a delegacia, onde passou o dia . No início da noite, de posse de uma passagem com destino à capital do estado conseguida pelo tenente Juliano Procópio, ele embarcou para a capital do estado depois da tentativa de mais um golpe não tão bem sucedido, afinal de contas, se usou a quantia de Rs 2.000,00 como isca para ele descer da torre, mas que ele não viu a cor depois que foi levado para a delegacia. E se tenha por satisfeito por não ter sido enquadrado pela polícia. Agora a pergunta é: qual a próxima cidade a ser vítima do "teatrinho do José carlos?"

CLIQUE E VEJA MATÉRIAS DE SITES DE VÁRIOS ESTADOS ONDE JOSÉ CARLOS APLICOU O MESMO GOLPE.
Fonte: Bahia Acontece 

Mairi - Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192)

No dia 18 de fevereiro deste ano, o Governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde Alexandre Padilha, entregaram 34 ambulâncias do Samu-192 e o município de Mairi foi contemplado com uma de suporte básico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) irá prestar socorro à população de Mairi e dos municípios de Várzea da Roça e São José do Jacuípe, em casos de emergências.
Para isso acontecer, teria que a central de regulação que seria implantada na cidade de Jacobina estivesse funcionando. Por conta disso, a ambulância de Mairi continua parada e tem gerado muitas reclamações dos populares, haja vista que, durante esse período, ocorreram muitos acidentes, tanto na sede quanto nas comunidades rurais do município.
A primeira-dama e Secretária de Assistência Social do município de Mairi, a Srª. Normeide Alves Ferreira Carneiro, disse que o caminho certo a seguir é organizar a central de regulação regional, sem a implantação da central, o município não pode utilizar a ambulância. “Jacobina foi à cidade escolhida, recebeu o recurso para a implantação da central de regulação e a prefeitura recusou. Houve manifestações populares renegando este ato da prefeita, depois foi cogitado transferir esta central para Morro do Chapéu. Está esse impasse, pois o recurso foi para jacobina e como tudo no governo é burocrático até lá não podemos utilizar a Samu, além de que para isto é necessário uma equipe treinada com médico, enfermeiros e com a central monitorando o atendimento do paciente. Não é simplesmente colocar na Samu e levar. Vamos nos informar antes de falar”, disse Normeide.

Em entrevista a Rádio Rio do Ouro de Jacobina na última quinta-feira, dia 13 de outubro, o secretário de Saúde da Bahia Jorge Solla afirmou que a central de regulação será implantada na cidade de Irecê e fez duras críticas à administração do município de Jacobina.
Fonte: www.agmarrios.com.br

Veiculo furtado na feira em Jacobina capota na BR 324

Foto: Corino Urgente
Um capotamento que ocorreu hoje de manhã, por volta das 9h20, perto do Posto Fiscal, em Jacobina, na BR-324, com uma Parati VW, placa JLH 6641, licença de Jacobina, deixou os policiais militares, comandados pelo soldado Ribeiro, intrigados: onde foram parar os dois ocupantes do veículo que teriam sido vistos por uma pessoa que passava pelo local?

Segundo um popular, o veículo pertence a Valter da Padaria, do bairro da Caeira, e a polícia acredita que o veículo possa ter sido furtado, uma vez que os dois ocupantes teriam sido vistos fugindo pelo córrego existente junto à estrada.
"Pelo jeito se trata de um motorista inexperiente para capotar no lado contrário da curva", disse um dos policiais.

Prepostos do Samu 192 chegaram ao local cerca de 12 minutos depois do acidente, segundo informou um deles.

O proprietário do veículo registrou queixa na delegacia de Jacobina hoje de manhã, mas o plantão não tem como passar informações devido a uma pane no sistema interno, que voltará ao normal nas próximas horas.

De acordo com informação que chegou hoje à redação, a Parati foi furtada na feira livre de Jacobina quando seu proprietário havia deixado o veículo estacionado para fazer compras. Ele teria achado estranho a presença de um casal perto de seu carro. De Corino Urgente e O Povo Quer Saber

Coité – Vaca é atingida por carro em capotamento e populares tentam socorrê-la

Um grupo de pessoas tentou colocar a todo custo, uma vaca holandesa de aproximadamente 15 arrobas (250 kg) em cima da carroceria de uma caminhonete, no inicio da tarde desta quinta-feira, 20. A tentativa de salvar o animal  chamou atenção dos motoristas e das pessoas que trafegavam pelo km 35 da BA 409, nas proximidades do Centro Industrial de Conceição do Coité. O que as pessoas não imaginavam, era que a vaca estava ferida após ser atropelada, de forma atípica, diferente daqueles atropelos que estamos acostumadas a vê na imprensa.
A vaca holandesa, recém-parida, era um das seis cabeças que estava sendo conduzida pelo agricultor familiar Leandro Silva dos Santos, 20 anos, residente no Bairro da Cerâmica. Ele estava “mudando” o rebanho da localidade conhecida como Morro de Eurico e seguia para um pasto na periferia da cidade, quando de repente se deparou com um veículo Gol, branco descontrolado, que vinha “capotando” na direção onde dos animais, ou seja, numa estrada de areia, as margens da rodovia. “Ouvir um barulho e quando olhei para trás vi o carro que vinha capotando. Só deu tempo me afastar e o carro tombou sobre a vaca”, contou Léo, como é conhecido o agricultor.
Este homem conta que o carro passou entre o poste e o"cuscuz", em seguida saiu capotando até atingir a vaca
“O carro só parou de capotar quando bateu na vaca que amaciou a pancada”, contou Leonardo da Silva. Passado alguns segundos, segundo Léo, saiu do carro um homem gordo e sem ferimentos. Meio atordoado, diante do impacto, o motorista e proprietário do veículo se identificou com João Albino Boaventura, 48 anos, residente na Rua Bailon Lopes Carneiro, 32. Segundo ele, o veículo teve perda total e algumas peças do carro foram comercializadas no local do acidente quando ainda estava em estado de “choque”, sem entender bem o que havia ocorrido.
 
Antes de ser arremessado fora da pista, o veiculo bateu em dois “cuscuz”, ou seja, as barras de cimentos fixadas às margens da rodovia como forma de separar a pista de rolamento de veículos e a ciclovia. Neste local já houve mais de dez acidentes após as colocações deste divisor, inclusive um dos últimos deixou um Ford Fiesta totalmente destruído depois de atingir os cuscuz e bater contra um poste. Este acidente na manhã desta quinta foi no mesmo local.
A nossa equipe deixou o local com a vaca ainda no solo, enquanto as pessoas buscavam uma forma de colocar a mesma sobre a carroceria do carro.

Texto : Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas / a última foi registrada por Val César

Visita Online