PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

24 de ago. de 2011

I Conferência Municipal de Cultura de Várzea da Roça realizada com Sucesso!

 Várzea da Roça é uma das 14 cidades pertencentes a Bacia Jacuípe contando com uma população estimada em 15 mil habitantes. Nesse momento o município realiza  a 1ª Conferência de Cultura que tem como objetivo primordial debater e elaborar propostas para o plano municipal de cultura. A Conferência de Cultura está subdividida em eixos que traz discussões relacionadas as expressões artísticas, patrimônio e memória, pensamento e leitura, transversalidade da cultura, gestão da cultura e sustentabilidade das redes produtivas e serviços criativos. A 1ª Conferência de Cultura está representada por participantes da área governamental e sociedade civil.
A conferência de Cultura deu-se início nesta ultima terça-feira 23 de Agosto do ano em curso as 19h00 com apresentações culturais dessa cidade, como: Capoeira, Dança, Orquestra Municipal, Cordel, Teatro, entre outros. A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo,  Valdirene Silva Rios, fez a abertura do evento contando com a presença do prefeito Lourivaldo Souza Filho e Izaias Representante da Cultura do Estado.  A  Conferência de Cultura   continua durante o decorrer do dia 24 de Agosto com debates e conclusões a fim de sanar as lacunas existentes na área da cultura do município.
Corpo Textual: Profª Wanessa Silva Rios.


Aguadem mais Fotos e Video

Território - CODES da Bacia entregou carta ao governado Wagner


 
 
 
 
A entrega da BA 414 que liga Ipirá a Pintadas foi uma grande festa. Dividida em dois momentos, a população da Bacia do Jacuípe compareceu em todas elas. Representantes sindicais, de associações, lideranças comunitárias, diretores de NOS e fundações, deputados e deputadas, o senador Walter Pinheiro, o Ministro Afonso, secretários de governo estadual e municipal, agentes culturais, prefeitos, vereadores e demais políticos compareceram em Ipirá e Pintadas para comemorar a importante estrada.

O Conselho de Administração da Bacia do Jacuípe, praticamente com toda sua composição esteve presente e aproveitou a oportunidade para entregar uma carta ao governador. Na carta o Conselho pontuava alguns avanços, descaminhos da estratégia territorial na Bahia e pontuou as demandas do Território inseridas no Plano Plurianual Participativo. Para conhecer a carta, clique aqui.

Uma cobertura completa das atividades podem ser encontradas nos sites dos agentes de comunicação do Território ( www.pensarfilmes.com   , www.baciadojacuipe.com.br  , www.portalpintadas.com  , www.ipiranegocios.com.br , www.foguinhoeentos.com www.caboronganoticias.blogspot.com www.agmarrios.com.br,  dentre outros, como o Calila Notícias e na página do Secretaria de Comunicação do estado da Bahia (www.comunicacao.ba.gov.br).

Site Bacia do Jacuipe recebe Moção de Aplausos

Os vereadores da cidade de Quixabeira aprovaram a moção de aplausos de indicação do vereador Ril de Beto que parabeniza o site Bacia do Jacuípe, da cidade de Baixa Grande. A iniciativa de Ril de Beto foi aprovada por todos os vereadores presentes na sessão.
Os vereadores votaram, na sessão desta terça-feira (23), a Moção de Aplausos nº 001/2011, que parabenisa o site regional Bacia do Jacuipe (www.baciadojacuipe.com.br), que faz um excelente trabalho de divulgação dos acontecimentos dos 14 municipios que compreende o território da Bacia do Jacuipe e a indicação nº 009/2011 que reivindica a implantação de um projeto de Coleta Seletiva do Lixo, na sede do Município, ambas de autoria do vereador Ril de Beto.
Na esteira da indicação, o vereador Luiz Félix, sugeriu ainda que o executivo adquira lixeiras para os logradouros da sede do município, lembrando o edil que a câmara já aprovou uma indicação no primeiro ano da atual gestão.
Em sua fala, o vereador Ril de Beto, reiterou o pedido do vereador Luiz Félix, e informou aos presentes que tem conhecimento realização em breve do processo licitatório para a aquisição das referidas lixeiras.
Foi aprovada também a moção de aplausos nº 002/2011, de autoria da vereadora Lucília Moura, que congratula o Sr. Anselmo Lucio de Santana, pelo seu 100º(centésimo), aniversário.
Fonte: Agmar Rios

Território – CODES aprova criação do GT de Comunicação no Território da Bacia do Jacuípe


Em reunião realizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe (CODES), na manhã da última segunda-feira, dia 22 de agosto, na cidade de Várzea da Roça, um dos temas discutidos foi à comunicação. Estavam presentes Ediomário Catureba e Agmar Rios representando o grupo de comunicadores que estão na luta desde março de 2011, buscando fortalecimento da categoria.
No Primeiro Encontro de Comunicadores da Bacia do Jacuípe realizado na cidade de Pintadas, no dia 06 de agosto, onde estiveram presentes vários comunicadores do território, Antônio do Carmo representante da SECOM (Secretaria de Comunicação Social do Estado) e Naiara Silva do MOC (Movimento de Organização Comunitária) facilitadora do encontro, onde foram escolhidos 03 comunicadores que irão coordenar provisoriamente os projetos em andamento pelos Grupos de Trabalho. Foram eles: Agmar Rios (Mairi), Ediomário Catureba (Baixa Grande) e Edinei Nascimento (Pintadas).

Em Várzea da Roça, Agmar Rios e Ediomário Catureba entregaram nas mãos da Presidente do CODES, a senhora Joilma Rios, um documento contendo os resumos das reuniões realizadas até agora, e as intenções planejadas pelo grupo. Os membros do CODES que estavam presentes e aprovaram a iniciativa dos comunicadores foram: Joilma Rios (Presidente), Juarez Sena (Secretário), Eliezer Costa (Membro Poder Público) Matteus (Secretário Geral) e Julita Trindade (Rede Pintadas).
Joilma Rios falou sobre a importância da criação do GT de Comunicação que os comunicadores estão buscando. “Vejo a criação do GT de comunicação como uma grande vitória dos comunicadores, que conseguiram se organizar e estão pleiteando apoio, e a gente garante que vai ter ajuda do CODES e de todo o Território” disse. Joilma reforçou que sem comunicação a gente não consegue avançar os programas e os projetos, e o território vem buscado, tem pleiteado junto aos governos federal e estadual e que sem organização das pessoas, sem organização da sociedade civil, nem um projeto chega às comunidades.

Para o Secretário Geral do CODES, Matteus Martins, a criação do GT de Comunicação, é de extrema importância. O Grupo de Trabalho é a estância territorial, a construção deste grupo é a essência para que a comunicação aconteça no território. “Quando você constrói um grupo de trabalho, você está construindo o espaço de fazer com que a comunicação aconteça, onde tem que ter o ponto de encontro, rádios comunitárias, sites, blogs, veículo de comunicação local e todas as formas de comunicação que existem no território. Essas organizações de comunicação têm que está entendendo a importância de levar o Território para além, e o território tem que entender a importância e dar condições para que essa comunicação aconteça, essa é a importância do GT”, disse Matteus.
Eliezer Costa, prefeito do município de Quixabeira e também membro do CODES, comentou que o debate a nível territorial, ele ver como meio democrático de discutir as políticas públicas e de interesse da sociedade do território, e ao longo dos anos o conselho vem discutindo as políticas de interesse do território. “Vejo que o debate visando o desenvolvimento, aonde a gente pode se desenvolver melhor a educação, a saúde, a geração de emprego e renda, a agricultura, esporte e lazer, onde a gente debate com várias idéias, com várias pessoas que pensam sobre isso, e que querem o melhor para os 14 municípios do Território da Bacia do Jacuípe, tenho certeza que a gente consegue avançar mais”, disse o prefeito.

Eliezer comentou também sobre a comunicação e a criação do GT de Comunicação, segundo ele, a comunicação é um meio de levar as informações de todas as ações que estão sendo desenvolvida no território e que a criação do GT de Comunicação é muito importante.

CODES – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe, entidade civil responsável pela coordenação dos trabalhos inerentes à definição e implementação de políticas públicas no Território guiadas por este Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS), que se constitui na peça-chave da estratégia de gestão do processo de desenvolvimento territorial sustentável, compromisso maior do CODES.

Texto: Ediomário Catureba e Agmar Rios
Fotos: Jorge Henrique e Ediomário

Visita Online