PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

31 de mai. de 2013

FEAM realiza reunião para discutir situação da saúde no município de Mairi

Na manhã desta sexta-feira, na reunião da FEAM – Federação das Associações do Município de Mairi estiveram presentes Rodrigo Franco, diretor do Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães e Ana Célia, Secretária de Saúde do município de Mairi, entre outros assuntos.
O evento foi realizado no auditório da Casa do Agricultor, onde sempre acontecem as reuniões da FEAM a cada última sexta-feira do mês. Segundo João Filho, presidente a entidade, o objetivo de ter convidado a secretária de saúde e o diretor do hospital, foi para discutir sobre a saúde do município.

Estiveram presentes os vereadores Alan e Pororó, o presidente da CDL, Sr. Petrúcio Bandeira e vários representantes e presidente de associações.


Fonte Agmar Rios

Ambulância do SAMU de Mairi funcionará em breve

Segundo a Sra. Ana Célia Almeida, Secretária de Saúde do município de Mairi, a ambulância do SAMU – 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) irá funcionar a partir do mês de junho deste ano.

A ambulância contará com 01 motorista e um auxiliar de enfermagem, para prestar socorro à população de Mairi e dos municípios de Várzea da Roça e São José do Jacuípe, em casos de emergências.
Ainda segundo a secretária, na próxima semana os profissionais que vão trabalhar no serviço, irão para Irecê, onde funciona a Central de Regulação, para realizarem o treinamento.

O governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregaram várias ambulâncias no dia 18 de fevereiro de 2011, para diversos municípios, onde Mairi foi contemplado com essa de suporte básico, ficando parada por muito tempo por causa da Central de Regulação que ainda não estava implantada. 

Da redação do Blog Agmar Rios

Celebração de missa de Corpus Christi na cidade deVárzea da Roça

Em Várzea da Roça os católicos comemoraram, nesta quinta-feira (30), o Corpus Christi, o chamado “Corpo de Cristo”. A missa aconteceu, às 17h, na Igreja Matriz, localizada na Praça José Coelho (Praça da Igreja). A Missa foi celebrada pelo Padre Gregório.  

Foi feito um lindo tapete dentro da igreja geralmente os tapetes são feitos de: Sal, pó de serra, casca de ovo, borra de café, areia, tampinhas de garrafas, folhas e outros.


A solenidade de Corpus Christi ocorre sempre na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade. A festa é uma das mais antigas da Igreja Católica. Na cidade de Várzea da Roça, o Corpus Christi teve início em 1549 e foi à primeira manifestação pública de fé realizada no Brasil.

Território – Adapta Sertão Leva suas tecnologia aos meios de comunicação em 6 cidades.


O Projeto Adapta sertão, iniciou em março de 2013 um programa semanal em 6 rádios comunitárias e 4 sites/blogs da Bacia do Jacuípe. O programa com duração de 30 minutos,  tem entrevistas, dicas e informações,  que mostram que é possível viver no sertão mesmo com o clima que é típico do semiárido (Adapta sertão). 

Os programas são transmitidos nas rádios comunitárias, todos os sábados na Baixa Grande FM a partir das 7:20 da manhã, Quixabeira FM a partir das 18:30 , Beija Flor FM (Várzea do Poço) a partir das 12:00,  Barreiros FM (Riachão do Jacuípe) com início as 6:30, Mairi FM a partir das 5:30, na Vida FM(Várzea da Roça) toda quarta-feira a partir das 7:30 e na  Educativa FM(Pintadas) aos domingos a partir das 7:30 da manhã.  O programa do Adapta Sertão também está na internet através dos siteswww.baciadojacuipe.com.brwww.foguinhoeventos.comwww.vr14.com ehttp://armandogaveducultura.blogspot.com.br. 


Já foram produzidos oito programas, na última edição contou com o depoimento de Josaniel Azevedo, agricultor e coordenador do Projeto Adapta Sertão no município de Itaberaba. Ele relatou sobre uma experiência que está dando certo em seu município, o aproveitamento do resíduo do abacaxizeiro, ou seja o pé da do abacaxi é usado para fazer ração para os animais.

O programa lembrou também do dia 22 de maio, data que é  comemorado o Dia do Apicultor. O dia dos homens e mulheres que beneficiam mel produzido pelas abelhas, além de outros produtos. No programa 8 contou com uma entrevista do presidente da ASA (Associação dos Apicultores de Pintadas) e coordenador do Projeto Apicultura Familiar, André Marcos.

Fábio Santana, técnico do Adapta Sertão, que trouxe dicas de como produzir 150 toneladas de Palma, para ser usada como ração para o gado, em apenas uma tarefa de terra (cerca de 4.356m²).
Você pode ouvir os programa adapta sertão, onde e quando quiser, basta ter um computador com acesso a internet. Abaixo o Programa 8 do Adapta Sertão.
                            
  www.baciadojacuipe.com.br/adaptasertao.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba, Com informações do RádioTube

Visita Online