PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

9 de jan. de 2013

Preso acusado de integrar a quadrilha e participar do assalto ao Banco do Brasil de Várzea da Roça

Uma operação policial deflagrada pela 26ª Delegacia Territorial (DT/Vilas de Abrantes) resultou na prisão de um traficante, que também está envolvido em assalto a bancos. Joselito Amorim Santos, o “Xoxó”, de 43 anos, e os dois filhos, Joélito e Lucas Moura Santos, de 21 e 18 anos, respectivamente, foram presos em flagrante com cerca de 400 gramas de maconha, na localidade do Mutirão, em Catu de Abrantes.
        
Depois de receberem denúncias de que Joselito estava na região vendendo maconha, o trio foi surpreendido pelos investigadores em uma casa utilizada como ponto de venda de droga. 
Parte da maconha foi encontrada dentro de um cesto de lixo no banheiro, coberto com papel higiênico para despistar a polícia. O restante estava em uma mochila na sala do imóvel, distribuídos em porções e outras 44 “trouxinhas”. 
Assalto a Banco
Na delegacia, os investigadores constataram que haiva um mandado de prisão em aberto contra Joselito por participação em um assalto a banco, expedido pela comarca de Mairi. O criminoso é acusado de integrar a quadrilha e participar do assalto à agência do Banco do Brasil, na cidade de Várzea da Roça, em abril de 2012. 
Joselito, com passagem na 26ª DT por tráfico de drogas e assalto, e os dois filhos, já presos por tráfico, em setembro do ano passado, foram autuados em flagrante pelo delegado Marcos Tebaldi, titular da DT/Abrantes. Celulares, balança de precisão e material para embalagem da droga foram apreendidos e encaminhados à perícia. Os três estão custodiados naquela unidade policial à disposição da Justiça.
Foto e fonte: Ascom / Polícia Civil

Inscrições para processo seletivo da Adab para contratação de técnicos e auxiliares de fiscalização serão abertas no dia 18

De acordo com o edital 01/2013, publicado no Diário Oficial do Estado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), visando atender a necessidade de serviço temporário e excepcional, abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As vagas são para auxiliar de fiscalização e técnico em nível superior.
As inscrições serão abertas, exclusivamente via internet, a partir das 9 horas do dia 18 deste mês de janeiro, até as 17h30 do dia 24, horário de horário de Brasília (16h30 na Bahia). Para inscrever-se, o candidato deverá preencher o formulário no site www.adab.ba.gov.br, conforme os procedimentos estabelecidos no edital e na ficha de inscrição, no endereço http://www.selecaoreda.adab.ba.gov.br.

Fotógrafo retrata seca em jornada de 2 mil km pela Bahia

A chuva registrada na Bahia no final de dezembro não foi suficiente para reverter os estragos da pior estiagem que atinge o semiárido do interior do Estado nas últimas quatro décadas.

De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, 259 municípios baianos permanecem em situação de emergência devido à seca, que afeta nessas localidades quase 3 milhões de pessoas.

O prejuízo à economia ainda pode chegar a R$ 7,8 bilhões, segundo estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). A falta d'água está prejudicando as pequenas lavouras de subsistência e castigam os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos.

O fotógrafo Flavio Forner esteve entre 2 e 19 de dezembro viajando pela região, percorrendo cerca de 2 mil quilômetros e visitando alguns municípios entre os mais afetados pela estiagem prolongada. Suas fotos documentam o drama humano da seca e o seu impacto na economia e na paisagem da região.
Propriedade entre Iaçu e Amargosa. 
Rafael e Rodrigo, filhos do agricultor Vander da Silva. "Eu costumo usar água do poço apenas para beber, não tem mais como irrigar a roça, agora o que restou é só para matar a sede", disse Silva.

Crianças
A viagem de Forner começou em Salvador. Da capital baiana, o fotógrafo seguiu até Valença, cidade procurada por muitos sertanejos em buscam uma oportunidade de renda com o turismo, e Camamu, outro polo de atração de moradores do interior à procura de trabalho e alimentos.

A seguir, na jornada do município de Mutuípe a Iaçu, passando por Amargosa, os sinais mais evidentes da seca começaram a aparecer, com o gado sendo tocado pelas estradas por pastores em busca das poucas áreas ainda disponíveis com vegetação.

Em Iaçu, Forner encontrou Constantino, de 92 anos, que conduzia por 12 km, à beira da rodovia, o gado de um vizinho. Em troca do trabalho, o vizinho lhe prometeu apenas um pouco de leite.
Na mesma região, o fotógrafo encontrou outro sertanejo, Raimundo, que tocava o gado do alto de seu cavalo. "O que cai do céu não enche nem um copo d'água", reclamou. Em Amargosa, alguns pais optam por mandar seus filhos para a beira da estrada para pedir dinheiro aos motoristas que passam. As crianças correm risco constante de atropelamento e de assédio por parte dos caminhoneiros.

Turismo
A viagem prosseguiu pelas cidades de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Vera Cruz até Lençóis, na Chapada Diamantina, onde muitos agricultores ainda utilizam manejo com fogo sem os cuidados necessários e acabam perdendo o controle, com grande impacto no meio ambiente.

Em Boa Vista do Tupim, o agricultor Vander da Silva e seus filhos Rodrigo e Rafael tentam sobreviver com o pouco de água que restou em um poço. "Eu costumo usar água do poço apenas para beber, não tem como irrigar a roça, agora o que restou é só para matar a sede", disse Silva.

A seguir, o fotógrafo seguiu para Andaraí. Em Igatu, um distrito da cidade, o turismo de aventura sofre com a falta d'água em suas cachoeiras. Na praça central, guias turísticos locais ficam a espera dos turistas, geralmente estrangeiros.

O guia Raimundo Cruz dos Santos disse que há muitos anos não vê uma situação como esta. "Já vi este rio (Paraguaçu) cheio de margem a margem nesta época do ano. Este mês (dezembro de 2012) era para chover toda a semana. As cachoeiras estão completamente secas", contou. "Nunca vi fazer tanto calor aqui como neste ano de 2012."

Forner então seguiu por Mundo Novo e Baixa Grande até Ipirá, onde muitos agricultores, cansados da seca e sem perspectiva de futuro, estão colocando suas propriedades à venda, optando pela vida em cidades litorâneas.
Carcaça de gado em sítio atingido pela seca em Iaçu 
(Foto: Flavio Forner/BBC)
Fonte: G1

Senhor do Bonfim:Embasa reúne Prefeitos da região e anuncia colapso no abastecimento de água


 Barragem quase seca.
A Embasa reuniu na tarde desta terça-feira(08), na Unidade Regional da Empresa, os prefeitos da região de Senhor do Bonfim, para informar que caso não chova o suficiente até o final do mês de março, haverá um colapso no abastecimento de água que prejudicará mais de 500 mil habitantes. O racionamento será intensificado sendo liberado água dia sim e cinco dias não.
A reunião contou com as presenças de prefeitos e representantes de oito municipios do Território do Piemonte Norte do Itapicurú. Os gestores ouviram detalhadamente como estão os mananciais que abastecem as cidades da região. A situação é crítica, e o pior é que não existem previsões de chuvas para os próximos dias. O sinal de alerta já foi emitido.
No último sábado(05), durante uma visita ao município de Capim Grosso, o governador Jaques Wagner, anunciou que Senhor do Bonfim e Jacobina enfrentarão o racionamento de água.Nesta quarta(09), a EMBASA vai reunir prefeitos da região de Jacobina que também sofrem com a longa estiagem.Por: Walterley Khuin

Blogueiro de Bonito-BA sofre acidente de moto

O blogueiro Fábio Borges da cidade de Bonito-BA sofreu um acidente de moto na madrugada da última segunda-feira (07) em uma estrada vicinal próxima ao povoado de Lagoa dos Patos, no município de Mulungu do Morro.
Ele deixava o povoado conduzindo sua moto em alta velocidade e sem capacete, quando perdeu o controle da direção e foi arremessado para longe do veículo.
A vítima sofreu diversos ferimentos, principalmente na face, e foi socorrido por um morador. Nesta terça-feira (8), ele tirou uma foto e postou em seu blog www.fabioborgesnaweb.com.br.

Visita Online