PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

24 de mai. de 2010

ÔNIBUS DA SÃO LUIZ FALTA FREIO NA SERRA DO TOMBADOR EM JACOBINA.

Por volta das 16:00h desta sexta-feira,(21), um ônibus da empresa de transportes São Luiz, por pouco não capotou na serra do Tombador em Jacobina. Segundo informação do próprio motorista, o veiculo com destino à Lagoa do Trinta e Três município de Ourolandia, conduzindo aproximadamente trinta passageiros perdeu freio. O acidente não teve proporções catastróficas graças a percepção do motorista de nome não revelado, que ao trocar a macha do veiculo no alto da serra percebeu de imediato a falta de freio, e que, com controle conseguiu manobrar o ônibus invadindo lado contrario da pista se chocando em um paredão de pedra. Ninguém se feriu.(RFnoticias.)

Interligação da Barragem Pedras Altas Adutora do Sisal.

A partir do desenvolvimento da interligação do sistema entre a Barragem de Pedras Altas e a Adutora do Sisal, por meio de seus diversos subsistemas de abastecimento, serão beneficiadas cerca de 172 mil pessoas


Deputada Neusa Cadore indica interligação entre a barragem de Pedras Altas e Adutora do Sisal
A partir do desenvolvimento da interligação do sistema entre a Barragem de Pedras Altas e a Adutora do Sisal, por meio de seus diversos subsistemas de abastecimento, serão beneficiadas cerca de 172 mil pessoas.
A obra de interligação da Barragem de Pedras Altas e Adutora do Sisal, indicada pela deputada estadual, Neusa Cadore (PT), ao governador Jaques Wagner, já está em execução e terá um investimento de R$ 59,3 milhões, reforçando o sistema de abastecimento de Pedras Altas, garantindo água de qualidade para a população de 114 localidades de 20 municípios e 12 sedes municipais do semi-árido, na região do sisal.
Essas comunidades serão beneficiadas com a construção da interligação da Barragem de Pedras Altas, construída em 2002, ao Sistema Integrado de Abastecimento de Àgua do Sisal, garantindo a distribuição de água de qualidade para cerca de 172 mil pessoas, que hoje são abastecidas com a água salinizada da barragem de São José do Jacuípe.A ordem de serviço para á EMBASA executar a obra foi dada no dia 21 de novembro, pelo governador Jaques Wagner, na cidade de Riachão do Jacuípe. Este ato do governo deixou bastante satisfeito Jose Nivaldo Cordeiro Carneiro, conhecido por Ninho Moto Boy, vereador do PRB pelo município de Riachão do Jacuípe. Segundo ele, foi o primeiro a conversar com a deputada Neusa Cadore sobre o assunto, pois, Riachão do Jacuipe, sofre bastante com péssima qualidade de água. "Com o novo sistema, a comunidade se livrará do desconforto provocado pela água salobra", declarou o vereador. Ele lembrou que as pessoas que moram nas comunidades de Barreiros, Terra Branca, Algodão, Canoas, Terra Nova, Vila Aparecida, Trás da Roça, Maraiba, Sítio Novo, Chapada, Almas, Pedrinhas, Chapadinha, Bom Sucesso, Malhador, Riacho de Areia, Vila Guimarães, Baixa de Areia, Campo Alegre, Barro Preto, Campinas e Furrupa, além da sede, vibraram ao saber deste ato do governo, provocado pela deputada Neusa.
A conclusão está prevista para 2011, e a obra conta com recursos próprios da empresa e do Governo do Estado. Quando a assinatura da ordem de serviço, o governador Jaques Wagner destacou as ações do Programa Água Para Todos como inclusivas e prioritárias em seu governo. "Estamos levando ao sertão água de qualidade, desenvolvimento e cidadania", diz o governador.
Obra - A obra será construída pela Embasa e prevê a instalação de uma adutora de água bruta com 1,7 km de extensão, ligando a captação de água da barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, a adutora da barragem de São José do Jacuípe. A implantação do Sistema Integrado de Abastecimento do Sisal prevê ainda, a construção de uma Estação de Tratamento de Água - ETA, com capacidade para tratar 490 litros por segundo, três estações elevatórias, 37 km de adutora de água tratada, dois reservatórios com capacidade para armazenar 1,4 milhões de litros, além da construção de 45 km de linha de transmissão de energia elétrica e uma subestação.
Após a realização desta obra, está prevista, numa segunda etapa, a integração das sedes municipais de Mairi, Quixabeira, Várzea do Poço e Várzea da Roça ao sistema.
Serão construídos 45 mil metros de linha de transmissão, mais de 29 mil metros de adutora, três estações elevatórias, uma estação de tratamento e cinco reservatórios, beneficiando 172.204 pessoas.
Depois da obra pronta passarão a contar com água de qualidade, tendo em vista que hoje recebem água salobra, proveniente da barragem de São José do Jacuípe as sedes municipais de Várzea da Roça, Capela do Alto Alegre, Pintadas, São José do Jacuípe, Gavião, São Domingos, Valente, Nova Fátima, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Capim Grosso, Mairi, Quixabeira, Várzea do Poço e Riachão do Jacuípe.
Os municípios de Retirolândia, Conceição do Coité, Santa Bárbara, Santaluz e Queimadas, apesar de não terem suas sedes atendidas pelo sistema da adutora do sisal, muitas comunidades rurais são abastecidas por este sistema, a exemplo de Pereira, maior distrito do município de Santaluz e o Povoado de Almas e Ipoerinha em Conceição do Coité.Preocupação da Deputada Neusa - A qualidade de água do Rio Jacuípe, que abastece a Adutora do Sisal, apresenta elevado teor de cloretos o que torna a água imprópria para o consumo humano, com alto índice de rejeição pela população. Preocupada com isso, a deputada Neusa Cadore apresentou indicação ao governador Jaques Wagner solicitando a interligação da Adutora do Sisal com a Barragem de Pedras Alt
Para a deputada, o acesso à água potável está intimamente relacionado com o direito à vida, o de desfrutar de um nível de vida adequado à saúde e ao bem estar humano, o da proteção contra doenças e do acesso a uma alimentação adequada. Ela também salienta que esse direito tem sido reiteradamente registrado pela comunidade internacional em vários documentos que reafirmam seu caráter indispensável.
"O reconhecimento oficial desse direito, através desta ação governamental, configurada na construção desse sistema de abastecimento, representa uma importante conquista em prol da consolidação do acesso à água potável no nosso estado", reforça a parlamentar.
No documento enviado ao governador, ela considera que a exclusão hídrica atinge o semi-árido baiano comprometendo o seu desenvolvimento sustentável e afirma que a indicação visa beneficiar, justamente, parte significativa desta população, uma vez que a água é também, um bem de valor econômico.
O semi-árido baiano ocupa 360 mil quilômetros quadrados, representando 64% da área territorial do estado da Bahia e 51,7% de toda a região semi-árida do Nordeste. Na sua área vive mais de 45% da população baiana, totalizando seis milhões de habitantes residentes nas regiões rural e urbana de 258 municípios que apresentam os menores Índices de Desenvolvimento Humano do país (IDH). Enquanto 25 municípios do Estado respondem por 72% do PIB, 172 municípios, dos quais 132 encontram-se no semi-árido, geram 5% do PIB estadual, de acordo com dados de 2003 da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI.



Neusa destaca que um projeto dessa natureza poderá vir a interferir decisivamente no desenvolvimento auto-sustentável da região, considerando que a produção de alimentos também depende da disponibilidade de água e, por conta disso, ganha um importante papel na subsistência das comunidades, bem como no crescimento da economia local, gerando riqueza e aumento na qualidade de vida dos habitantes. "O abastecimento de água é um aspecto chave para a redução da pobreza sendo ainda fundamental para o desenvolvimento industrial e para a manutenção dos ecossistemas", reforça.



A frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o então secretário Afonso Florence, foi quem recebeu a solicitação e levou ao governador, que o orientou encontra alternativa. "A alternativa encontrada foi à construção de uma adutora que levasse água da Barragem de Pedras Altas, após realizarmos todos os estudos técnicos, para termos certeza da conveniência e eles apontaram na possibilidade de uso desta água. Licitamos o projeto, depois a obra e já foi dada a ordem de serviço", relatou Florence à equipe do CN.



Será feito a captação de água através de uma adutora em Pedras Altas, que levará a uma estação de tratamento em São José do Jacuípe, onde será feito uma "mistura" (usando o termo popular), onde a água vinda de Pedras Altas, vai diluir para a água de São José, utilizando uma quantidade que não desequilibre a barragem de Pedras Altas e segundo Afonso Florence, quando foi construída, tinha um expectativa grande em torno de programas de irrigação e "vamos manter uma capacidade, também para irrigação e já tomamos várias providências neste sentido", garantiu.

Visita Online