PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

6 de ago. de 2015

A Comarca de Mairi pede socorro

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA) tem um déficit de cerca de 11.000 (onze mil) servidores, o que resulta na péssima prestação jurisdicional. Os grandes prejudicados com esse caos são principalmente, os cidadãos, que tem imensa dificuldade de acesso a uma Justiça lenta e ineficaz e os servidores, principais responsáveis pelo atendimento direto às pessoas e que enfrentam evidente sobrecarga de trabalho, acumulam funções para as quais jamais se habilitaram, enfrentam uma rotina de pressão, agressões, assédio moral etc. o que, indubitavelmente, vem resultando na perda da qualidade de vida e no adoecimento precoce. 

A Comarca de Mairi, cuja base territorial abrange os municípios de Mairi, Várzea Roça e Várzea do Poço, conta com apenas 05 (cinco) servidores do judiciário em atividade, sendo 02 Escreventes de Cartório, 02 Oficiais de Justiça e 01 Administrador(a) do Fórum), responsáveis pelas seguintes serventias: VARA CÍVEL e VARA CRIME,onde somados, tramitam mais de 8.000 (oito mil) processos; REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS (Distritos Sedee Várzea da Roça) e REGISTRO IMÓVEIS. 

Em que pese o enorme déficit de servidores, nos últimos anos o TJ/BA deferiu alguns pedidos de remoção para outras Comarcas o que agravou consideravelmente o caos já instalado. As consequências da vacância de titulares e escreventes nas serventias judiciais e extrajudiciais são evidentes. Por imposição e ameaça de responderem a um Processo Administrativo Disciplinar, os servidores são forçados a assumir duas ou mais funções simultaneamente, o que provoca grande DESGASTE FÍSICO e PSICOLÓGICO, além da BAIXA PRODUTIVIDADE.

O auxílio de alguns funcionários cedidos pelas Prefeituras de Mairi e Várzea da Roça, não representa qualquer possibilidade de solução dos problemas vivenciados na Comarca, uma vez que, além de não receberem qualquer treinamento para as novas funções, a presença dos Oficiais/Escrivães nos Cartórios é fundamental até mesmo na realização das atividades mais básicas. 

Parte da solução viria com a realização de concurso público para recomposição do quadro de servidores, entretanto, o último concurso realizado este ano ofereceu apenas 200 (duzentas) vagas para todo o Estado, e a convocação desse número irrisório de aprovados poderá não acontecer na gestão do atual presidente do TJ/BA. Somando-se aos problemas já citados existem outros como a constante falta de juízes e promotores de justiça, além da inexistência de defensores públicos.

Os servidores da Comarca solicitam constantemente providências junto ao TJ/BA, que vem ignorando sistematicamente os apelos. Face ao exposto, torna-se urgente a necessidade de mobilização da sociedade e dos agentes políticos(sindicatos de trabalhadores rurais, federações de associações,lideranças do Território da Bacia do Jacuípe, Ordem dos Advogados (OAB/BA), prefeitos, vereadores e deputados que representam a região), no sentido de cobrar do Tribunal de Justiça as medidas necessárias ao regular funcionamento da Comarca e o devido respeito aos seus servidores e cidadãos. 

Enquanto não houver número mínimo de servidores; enquanto os atuais trabalharem desmotivados por se sentirem desvalorizados, usurpados e ameaçados; enquanto não for oferecida a devida estrutura física e humana necessária, não teremos serviços de qualidade e todos sairão perdendo. 

Por Gildazio de Oliveira Alves

Cidadão sofre Tentativa de Assalto na BA-130 entre São José e Várzea da Roça

No final da tare desta quinta-feira 06 de agosto de 2015, um Cidadão de identidade não revelada, relata ter sofrido uma tentativa de assalto no trecho da BA-130 entre São Jose e Várzea da Roça por volta das 17h30mim segundo informações ele percebeu uma moto que surgiu do nada e passou a andar muito próximo quando chegaram do lado dois indivíduos de jaquetas e capacete escuros fizeram gesto para ele parar.
 No momento ele se assustou viu que alguma coisa estava errada e acelerou tentando a fuga ao perceber que a moto dos indivíduos não alcançaria ele seguiu viagem por sorte não sofreu nada em relato  ele não sabe dizer se os elementos estavam armados apenas assinalaram para que  parasse  moto que o mesmo conduzia.
 O mesmo pede para que as autoridades competentes revistem mais os motoqueiros pois cidadãos de bem iram se sentir mais seguros.

Jacobinense morre vítima de uma colisão entre ônibus e caminhão


Um Jacobinense identificado como Elder, 32 anos, conhecido como Chocolate, morreu na madrugada da quarta-feira, 05, quando o ônibus que eles estava colidiu na traseira de um caminhão na BR 365 no município de Buritizeiro, no Estado de Minas Gerais.Segundo informações, Chocolate que era motorista reserva do ônibus estava dormindo na hora do acidente e morreu no local. No acidente outras duas pessoas também ficaram feridas, mas, passam bem, uma delas o motorista Cabeção, que também é de Jacobina.

O ônibus de lotação seguia de São Paulo para a cidade de Umburanas na Bahia. Ainda de acordo com informações, o acidente ocorreu quando o ônibus tentou realizar uma ultrapassagem.

Fonte: Augusto Urgente

Bianca é eleita Musa da seleção de Mairi 2015

Na noite desta quarta-feira, 05 de agosto de 2015, foi realizado o Concurso Musa da seleção de Mairi, com a participação de 06 lindas garotas.

O evento foi realizado no Centro Cultural, antigo Espaço Nordeste. Os jurados foram Gildelson Silva, Teobaldo Coelho, Natane, Ivana e Luiz Valdo.
Vitória Barreiros, Uênia de Jesus Silva Santos, Alessandra Oliveira Nascimento, Bianca dos Santos Moreira, Márcia Lopes Almeida e Tatiele Gomes Evangelista, desfilaram na passarela.

As candidatas desfilaram com trajes esportivo, malhação e uniforme padrão. As notas foram foram de 0 a 10. Os jurados avaliaram os quesitos como: beleza, desenvoltura, elegância, charme e simpatia.
Tchuca Rios, Bianca e Aliomar
Bianca dos Santos Moreira foi a vencedora. Ela irá representar a seleção de Mairi no Campeonato Intermunicipal 2015.

O presidente da Liga Desportiva Mairiense (LDM), Tchuca Rios, o vice-prefeito, Aliomar Muritiba, o técnico da seleção de Mairi, Fubá, alguns atletas, membros da comissão técnica e populares, marcaram presença.

Na tarde desta quarta-feira, dia 05, em seu primeiro amistoso de preparação, a seleção de Mairi jogou em casa e venceu a seleção de Pintadas pelo placar de 4 a 1.

A estreia da seleção de Mairi no Campeonato Intermunicipal, será fora de casa, na tarde do próximo domingo, dia 09, contra a seleção de Remanso. No dia 23, a seleção de Mairi jogará em casa contra a seleção de Casa Nova.
Mesa de jurados 
Da redação do Blog Agmar Rios

Visita Online