PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

9 de jan. de 2011

Homem atira em guarda municipal e atropela pedestre em Barreiras

image Acidente aconteceu no bairro de São Desidério, em Barreiras

Um homem provocou um tumulto na madrugada deste sábado (08) na cidade de Barreiras, no oeste do estado.

Segundo informações da TV Oeste, a Polícia Militar informou que o acidente aconteceu por volta das 3h, em frente a uma casa de shows na Rua Floriano Peixoto, no bairro de São Desidério.

Testemunhas apresentaram várias versões sobre o fato à polícia, mas a principal e relatada por uma das vítimas baleadas na confusão foi de que um rapaz conhecido por Arleison, que dirigia uma Saveiro verde escuro, seguia na contramão.

Ele teria colidido com o carro de um guarda municipal que não estava de serviço. Ao tentar tomar satisfação sobre a batida, o guarda municipal Vladimir Pereira Pinto Junior, de 30 anos, teria sido baleado nas duas pernas.

Na fuga, segundo Junior, Arleison teria atropelado Josué Barbosa Guedes Filho, de 18 anos, que foi levado pelo SAMU ao Hospital do Oeste. Josué está no centro cirúrgico da unidade de saúde e foi operado no final da manhã.

Apenas uma das vítimas se apresentou à polícia. O acusado pelo atropelamento e por ter disparado os tiros fugiu do local e não compareceu ao complexo policial.


Informações do Correio / Fonte: Interior da Bahia

Tribunal de Contas encontra problema nas contas de 415 prefeituras baianas

image

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) encontrou problemas nas contas de todas as prefeituras baianas relativas ao ano de 2009.

Por isso, 99 municípios tiveram a prestação de contas rejeitadas e outras 316 foram aprovadas com ressalvas. Nenhuma prefeitura teve suas contas aprovadas na íntegra. Apenas Porto Seguro e Irajuba não tiveram as contas julgadas neste ano.


Os problemas se espalham tanto nas pequenas como nas grandes cidades. Dos 14 maiores municípios, seis tiveram as contas rejeitadas: Barreiras, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro e Salvador. Outros sete foram aprovados com ressalvas: Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho e Vitória da Conquista.

O principal entrave encontrado nesses 14 maiores municípios pelos técnicos do TCM foi a ausência de licitação ou irregularidades nesse procedimento. Outra questão recorrente é a ausência de medidas de cobrança da dívida ativa (contraída pelos contribuintes), que só tem crescido nos últimos anos.


As irregularidades são as mais variadas. Em Ilhéus, houve o uso de recursos do Fundo Nacional de Educação (Fundeb) para a aplicação em funções que não são de educação. Na cidade de Itabuna, ocorreu o pagamento de décimo terceiro salário aos secretários municipais, o que foi entendido como irregular. Em Salvador, não foi aplicado o percentual mínimo em educação (veja gráfico).


Punições

A rejeição das contas de uma prefeitura pelo TCM, por si só, não garante uma punição. Ela vem acompanhada de multas e da determinação da devolução de recursos ao erário público.

Entretanto, uma punição política ao gestor só é concedida caso essas contas também sejam rejeitadas pelas Câmaras de Vereadores, órgãos designados pela Constituição aos quais cabe o julgamento dos gastos municipais. Com a rejeição pelo Legislativo, o gestor torna-se inelegível por oito anos.

Mas é difícil acontecer: normalmente a maioria dos vereadores é aliada ao prefeito e, apesar da recomendação pela rejeição, aprovam as contas.


Informações de A Tarde / Fonte: Interior da Bahia

Franja de apresentadora do "Jornal Hoje" vira assunto mais falado do Twitter.

A jornalista Renata Capucci foi o assunto mais comentado no Twitter no Brasil na tarde deste sábado (8), depois que apareceu no "Jornal Hoje" estreando um novo visual.

Capucci apresentou a edição de hoje com uma franja que foi debatida pelos internautas. O resultado do corte da jornalista não agradou a todos. "Não gostei nada do cabelo na Renata Capucci... que franja esquisita!", comentou um internatuta.

Outros aprovaram a mudança ."Viram o novo visual da Renata Capucci do Jornal Hoje? Achei legal, ano novo, visual novo".

Não é novidade uma apresentadora da Globo ser muito comentada após aparecer com visual diferente. Fátima Bernardes, do "Jornal Nacional", também já apareceu nos assuntos mais comentados por este motivo.

Visita Online