PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

12 de abr. de 2011

Município de Mairi é escolhido para ser pólo de Capacitação do PBF (Programa Bolsa Família).

Mairi é sede da capacitação para os novos entrevistadores do Programa Bolsa Família, que tem como finalidade capacitar os mais novos entrevistadores para fazer a atualização cadastral do PBF. Que esta sendo realizado na Escola Getulio Vargas antigo CNEC, situado na Rua Luiz Rogério de Souza.

Além de Mairi, participam dessa capacitação os municípios de Baixa Grande, São José do Jacuipe, Serrolandia, Pintadas, Várzea da Roça e Várzea do Poço.
As Técnicas Tais Araujo e Joelia Lima da Coordenação Estadual do PBF, (Programa Bolsa Família), são as responsáveis pelas aulas que serão realizadas nos dia 12, 13, 14 e 15 de abril.

A Atualização tem como Público Alvo os beneficiários do Programa Bolsa Família e os cadastrados do CadÚnico. Cadastro Único para Programas Sociais do Governo.

Visado assim beneficiar todos com o trabalho bem feito pelos entrevistadores. Quem ganha com essa ação é a população de todos os municípios participantes.

Fonte: Agmar Rios

SÃO JOÃO EM PIRITIBA-BAHIA

PROGRMAÇÃO OFICIAL FORNECIDA PELA PREFEITURA 
MUNICIPAL DE PIRITIBA


QUINTA FEIRA
ALDEMÁRIO COELHO
 
ARREIO DE OURO
SEXTA FEIRA
 
SÁBADO
PAULA FERNANDES
CANÁRIOS DO REI
DOMINGO

COITÉ: CAMINHÃO QUE TRANSPORTA GÁS ATROPELA E MATA CRIANÇA

Moisés Carneiro da Silva, 8 anos, foi morto atropelado  por volta das 11h30 desta terça-feira (12) por um caminhão de uma distribuidora de gás (Liquigás). Fato ocorrido na estrada que liga o povoado de Gangorra I a sede do município de Conceição do Coité. A criança havia acabado de descer da Veraneio D 20 placa BKO 9563 licença de Coité, que faz transporte escolar na região,  e ao atravessar a estrada foi surpreendido pelo caminhão Volks 8-140 placa JNZ 1961 / Coité, que retornava do abastecimento de gás  no distrito de Aroeira.

O local onde a criança foi atropelada é conhecido por "Mangueira” distante 150 metros da residência do garoto e está situada extamente no meio de uma ladeira. O caminhão atropelou o menor e o arrastou por aproximadamente 35 metros, sendo que a dez metros de onde o caminhão parou as pessoas observaram  restos do crânio e massa encefálica da cabeça que foi esfacelada.
O motorista atropelador fugiu do local e não teve tempo de levar o documento de habilitação. Trata-se de Rosalvo Lima da Silva, morador da Estrada do Açude em Coité. O condutor da Veraneio que não possui habilitação foi identificado por Antônio Martiniano Ferreira, 62 anos, que também deixou o local temendo a reação de familiares da criança. Um dos filhos do condutor da Veraneio que não teve seu nome revelado, informou a policia que o responsável para fazer este transporte diariamente é ele, mas que hoje precisou ir a cidade levar uma pessoa ao médico, mas garantiu que foi feito o procedimento normal e uma fatalidade aconteceu.
O pai de Moisés, Adelídio Carneiro da Silva, inconformado se arrastava ao lado do corpo do filho ao mesmo tempo em que pedia que as autoridades não deixassem o caso inpune. A mãe Josilene Ramos, desmaiou ao ver o estado que ficou o corpo do filho e precisou ser socorrida para o hospital. A família era formada por quatro filhos, tendo Moisés como caçula e único do sexo masculino. O garotinho era estudante da segunda série da Escola Zacarias Ferreira Carneiro situada em Gangorra II.
Tragédia anunciada – Foi essa a avaliação das enfermeiras do programa saúde da família (PSF) Juciara e Caroline que revoltadas disseram ao CN que atuam na região há cinco anos e naquele setor é visto com frequência situação de perigo envolvendo as pessoas, por motivo da velocidade dos carros. Segundo elas, já encaminharam pedido aos representantes políticos da região para tentar uma forma de disciplinar o trânsito, pois se trata de uma região bastante habitada e quase todas as famílias têm  filhos menores.
" A gente quase foi vítima um dia desses, tivemos que jogar o carro contra um barranco para não bater de frente. É que os carros maiores não respeitam os menores, pedestres e motos. Quando ônibus, caçambas, caminhão vêm desgovernado na ladeira, quem quiser que se livre, pois, para os motoristas não existem mão nem contra mão”, falou revoltada Caroline. E completou: " talvez se tivesse uns dois redutores de velocidade  nesta ladeira poderia ter evitado a morte da criança”.
A Polícia Militar no comando do sargento Almeida realizou a ocorrência e a equipe da Polícia Civil na responsabilidade delegado  Gustavo Coutinho realizou o levantamento cadavérico. Coutinho conduziu os dois veículos para a Delegacia e irá apurar minuciosamente a ocorrência.

Fonte: Calila urgente

CAPIM GROSSO: ACIDENTE EM FRENTE AO POSTO GONZAGÃO CAUSA A MORTE DE DUAS PESSOAS


Um grave acidente aconteceu por volta das 09h20min. desta terça-feira (12), na BR-407, em frente ao posto Gonzagão, quando uma caminhonete L200 Mitsubishi, de cor vermelha, Placa Policial BSS 0700, Licença de Guarulhos-SP. conduzido por José Evangelista Silva, 80 anos, Ten. reformado da PM de SP, colidiu na lateral do Gol de cor preta, Placa Policial JSV 4729, licença de Salvador-Ba.conduzido por André Luiz Rodrigues Costa, 32 anos, causando a morte de Maria Tertuliana Santos, 74 anos e de Maria Rita Freitas, 71 anos, e ferimentos no condutor do Gol, que ainda tinha como ocupantes, Celide de Carvalho e um menor de 15 anos filho de José Alves Secretário de Saúde do Município de Itiuba, que não sofreram nenhum ferimento.
A caminhonete que vinha de São Paulo com destino a Juazeiro, trafegava no sentido Capim Grosso/Bomfim e o Gol no sentido contrário.


As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Nossa Senhora da Saúde, onde foram medicadas e devido a gravidade dos ferimentos foram transferidas para Salvador, Maria Rita quando estava sendo transportada, pela ambulância da Prefeitura Municipal de Capim Grosso, conduzida pelo motorista Jean, não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito na estrada entre Gavião e Nova Fátima, Maria Tertuliana já chegou ao hospital sem os sinais vitais.


Na caminhonete  L200 além do condutor estavam Gilva Alves do Nascimento (espôsa) e Maria dos Anjos Alves  (cunhada), que não tiveram nenhum ferimento graças ao uso do cinto de segurança.
Em entrevista a Jorge Quixabeira, José Evangelista nos informou que seguia atrás de uma carreta e manobrou seu veículo com a intenção de entrar no Posto para fazer um lanche, foi quando aconteceu o acidente. O mesmo declarou que possui habilitação a 56 anos e nunca houve nenhum acidente com ele, sendo esta a primeira vez.

O Delegado de Polícia de Capim Grosso Dr. Lane Andrade, juntamente com sua equipe, esteve no local e tomou as providências cabíveis a ocorrência. As Polícias Militar e Rodoviária Federal também estiveram no local do acidente, dando o suporte necessários para disciplinar o tráfego na rodovia.
Fonte: Arnaldo Silva

Baixa Grande – Torneio para e realização da prova prática do Curso em Arbitragem.


Na manhã de domingo, 10 de abril a Federação Baiana de Futebol juntamente com a Liga Baixagrandense de Futebol e a Prefeitura Municipal através do DECEL realizou um torneio com equipe 05 equipes, o torneio teve o objetivo de avaliar 16 participantes do curso em arbitragem. Os árbitros avaliados foram: Almir de Jesus Rios, Cleidson Matos do Nascimento, Cidelcio Ferreira Sampaio, Evandro Rios de Santana, Everaldo Alves Oliveira, Fábio Pinheiro dos Santos, Giovanildon Santos Brito, José Augusto Mesquisa Almeida, José Carlos Lima Rios Junior, José Francisco Silva de Araújo, Laurivan Silva Souza, Manoel Netos Gomes Macedo, Moraci Sena do Nascimento, Perivaldo Lima Oliveira, Raimundo Sena Rios e Vanderlan Sodré da Silva,
A mesa julgadora foi formada por: José Carlos de Oliveira; Elielson Bastos Cordeiro, Paulo Sergio Rios, Clarivaldo de Jesus Pessoas, Wilson Grey Andrade Gouveia.
O primeiro jogo teve inicio às 9h, entrando em campo, a Equipe Esporte Mudando Vidas X Expressinho, ficando o placar de 2 x 0. O segundo jogo entrou em campo Lagoa do Mamão x Azulão, tendo o placar de 1 X 1, Lagoa do Mamão venceu no Cara e coroa. O 3º jogo entrou em Campo as equipe de: Quadra Q X Exporte Mudando vidas, ficando o placar de: 0 x 2, o 4º jogo jogou, Lagoa do mamão X Exporte Mudando Vidas, ficando o placar normal de 0 X 0, indo para os pênaltis, Lagoa do Mamão venceu por 3 x 2.
O curso de arbitragem encerrará na sexta-feira, 15 de abril onde os participantes serão diplomados, o evento será no Clube Recreativo 5 de Março. Para o professor da Federação Baiana de Futebol, José Gsas cidades e com isto melhorar a qualidade do esporte no Estado da Bahia.
para e

http://www.baciadojacuipe.com.br/
 

Capim Grosso: Briga de casal acaba em morte no Peixe


Uma mulher de 45 anos morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana, vítima de espancamento. O crime aconteceu na casa onde ela morava na noite de sábado (9), no povoado do Peixe, zona rural de Capim Grosso,. Teresinha Maciel dos Santos foi encontrada com marcas de espancamento pelo corpo. O marido da vítima, um homem identificado como “Dinho” é o principal suspeito. Segundo informações da polícia o acusado teria colocado uma garrafa de vidro na vagina da mulher. O crime ocorreu após uma discussão entre o casal, que segundo populares, consumiam bebida alcoólica diariamente e discutiam com freqüência. Teresinha foi levada para o Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS) em Capim Grosso e devido à gravidade dos ferimentos, transferida para o HGCA. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde de domingo (10). O suspeito está sendo procurado pela polícia.
Fonte: Clériston Silva

Serrolândia: Prefeitura vai pavimentar Loteamento Tangará
Prefeitura lançou edital para contratação de empresa para executar a obra avaliada em mais de 300 mil.
A Prefeitura Municipal publicou esta semana no Diário Oficial, licitação na modalidade tomada de preços para selecionar e contratar a empreiteira responsável para fazer pavimentação de ruas em paralelepípedos com drenagem superficial em diversas ruas do Loteamento Tangará na sede do município.

O investimento com recursos próprios na ordem de R$ 302.039,15, visa beneficiar com melhorias de infra-estrutura as ruas Clementino Ferreira da Silva, Isaac Malaquias de Oliveira, Gerolino dos Santos Lima e as vias tranvensais.

Segundo o prefeito Gildo Mota, o investimento no Loteamento Tangará, faz parte de um planejamento feito desde o inicio de 2009, objetivando atender o maior numero de ruas e avenidas, na sede e nos povoados com obras de pavimentação e drenagem.

Nesta sexta - feira (9) deu inicio no Povoado de Alto do Coqueiro, obras de pavimentação de ruas e a construção de uma praça.

 Fonte: Diário Oficial e Prefeitura

Ourolândia: Definidos candidatos que disputarão eleições em 5 de Junho

Neste domingo foram realizadas as convenções partidárias para escolha dos candidatos que disputarão a eleição suplementar no município de Ourolândia.
No grupo da situação, foi confirmado o nome do professor Cícero Oliveira, que atualmente exerce o cargo de prefeito, depois da cassação de Antonio Araújo. Cícero terá como companheiro da chapa, no cargo de vice, o pastor Mizael, membro da Igreja Assembléia de Deus, e que também é professor no município.
No grupo da oposição, liderado pelo ex-prefeito Adinael Freire, foi oficializado o nome de Ionara, esposa de Adinael, que terá como candidato a vice-prefeito  o Roberto do PT.

Noticia Livre

Falha em rede da Vivo deixa celulares sem sinal

Falha em rede da Vivo deixa celulares sem sinal em Mairi
Uma falha na rede da operadora de celular Vivo deixou os usuários sem comunicação na manhã desta terça-feira (12) em Mairi. A pane na torre durou cerca de 4 horas.
Por volta das 11 horas da manhã, os usuários ficaram com seus celulares totalmente sem sinal, das 11 horas da manhã às 3 horas da tarde. Esse problema sempre acontece com a operadora Vivo na cidade de Mairi e cidades circunvizinhas.  
Outros problemas que sempre deixa os usuários irritados são quando o celular tem sinal e não consegue fazer ligações, aparece uma mensagem de rede ocupada no visor do celular e às vezes consegue completar a ligação e depois o aparelho fica mudo.
Fonte: Agmar Rios

Manifestantes de Caém pedem justiça!

Moradores da cidade de Caém, juntamente com parentes do Edil João Souza dos Reis, assasinado ano passado na zona rural de Caém, realizaram nesta terça-feira uma manifestação em Jacobina para pedir justiça. O movimento foi realizado após uma informação que surgiu em Caém dando conta da possibilidade dos três vereadores acusados do homicídio serem soltos nos próximos dias.
Fonte: Bahia Acontece

Mairi discutirá proposta para o meio ambiente

 

A sociedade reflete hoje a questão ecológica, especialmente o problema das mudanças climáticas.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu para a Campanha da Fraternidade deste ano o lema: “A criação geme em dores de parto.
O objetivo da Campanha é o de contribuir para a conscientização das pessoas sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas.

A Paróquia Nossa Senhora Das Dores convida representantes de Entidades, Poder Público, e toda a Sociedade a participarem da reunião a ser realizada nesta terça-feira às 19h30min no Salão Paroquial situado à Rua Nilo Rios e discutirem ações que visam enfrentar o problema e que possam preservar condições no planeta.
Redação: Gidailma Sousa
Fonte: www.radiomairifm.com.br

Mairi: Menos um problema no Bairro Reviver

Obra da cratera ao lado da Av. ACM não foi iniciada
A avenida Antônio Carlos Magalhães situado no Bairro Reviver de Mairi passou por limpeza na área vizinha ao estádio O Deraldão, no último final de semana, a Secretaria de Infraestrutura da cidade retirou toda a terra do acostamento e fez a roçagem.

Problemas não resolvidos
Porém soluções a serem encontradas é uma meta a ser cumprida, moradores reclamam que desde a existência da agência dos correios no município eles nunca receberam correspondências, segundo a Agência dos Correios o motivo se dá pela falta de identificação das ruas e das casas.

Moradores também falam da grande cratera com preocupação. Em entrevista a Rádio Mairi FM no final de 2010 o Poder Público ao ser questionado disse que no mês de fevereiro de 2011 as obras seriam iniciadas.
Fonte: www.mairifm.com.br

Estranho: Corpo de Floro será enterrado em Teixeira de Freitas; há casos escabrosos

imageCorpos ficaram estendidos após tentarem romper cerco da PM
Os corpos de Floro Calheiros e os outros dois bandidos que foram mortos na operação da policia em Barreiras, no domingo (10), foram liberados no final da manhã desta segunda-feira (11).
A liberação foi feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras, no oeste do Estado. Há informações de que serão enterrados no município de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.
As informações foram dadas pela própria Polícia Civil de Barreiras. “O corpo de Rafael Costa Borges vai ser levado para Maceió e os de Floro Calheiros Barbosa e Lucas Calheiros Barbosa para Teixeira de Freitas”, confirma a policia ao jornal Correio.
Os três homens estavam em uma caminhonete Triton preta, de placa MWY 1560 (Gurupi-TO), quando perceberem a ação e tentaram fugir passando pelo bloqueio. Houve troca de tiros e o bando de Floro Calheiros, conhecido na Bahia por Ricardo Alagoano, abandou o veículo e entrou em um matagal, na tentativa de escapar dos policiais.
Com os criminosos foram apreendidas duas pistolas, uma 9 mm e uma .380, 148 munições, 04 carregadores, e R$ 850,00, além de um binóculo. Floro, o sobrinho Lucas e o filho Fábio estavam sendo monitorados pela Polícia Federal.
Se confirmada a informação do Correio que os corpos de Floro Calheiros e do sobrinho dele serão mesmo enterrados em Teixeira de Freitas, ninguém sabe ao certo como e onde deverão ser as cerimônias de velório e sepultamento.
Casos escabrosos
Floro Calheiros, que é primo do senador Renan Calheiros, era um dos criminosos mais procurados pela polícia de Sergipe. Ele também era acusado pela morte do ex-deputado estadual da Bahia, Maurício Cotrim, fato ocorrido em 2007, na cidade de Itamaraju.
Nesta segunda-feira a reportagem do Interior da Bahia tomou conhecimento das fortes relações de Floro Calheiros no Sul da Bahia. Há acusações fortíssimas que envolvem gente grande da área da Segurança do Estado, que, segundo as declarações de um advogado que não quis se identificar, o pistoleiro tinha privilégios no solo baiano.
Há informações, inclusive, envolvendo transações comerciais e doação da fazenda. Floro também mantinha transações comerciais na região, principalmente em Teixeira de Freitas.
Para Sergipe
O filho de Floro, Fábio Calheiros, já tinha sido baleado nesta última semana durante uma outra abordagem policial ocorrida no Tocantins. Na operação de domingo, Fábio foi baleado e já foi transferido para Sergipe. Da redação, com informações do NeNoticias/Sergipe. (Foto: Infonet).

Interior da Bahia

Filme sobre o samba na Bacia do Jacuípe será lançado na TVE Bahia



















O DOCUMENTÁRIO SAMBA TERRITÓRIO MOSTRA COMO 12 GRUPOS DE HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS MANTÉM VIVA A PRODUÇÃO MUSICAL POPULAR DO SAMBA DE RODA.

A musicalidade do povo sertanejo, o som da cuia e do pandeiro, o cavaquinho e a viola, a participação da comunidade no samba de roda são alguns dos elementos presentes no filme Samba Território, que será lançado na TVE Bahia dia 14 de abril de 2011, às 19h.
O filme aborda a promoção da arte e da cultura regional a partir do Samba Rural do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. Segundo o documentário de 30 minutos, a manifestação tem suas características próprias, elementos tradicionais e um contexto específico.
O documentário Samba Território mostra como 12 grupos de homens, mulheres e crianças mantém viva a produção musical popular e como se mobilizam para participarem do Festival Regional de Sambadores realizado anualmente em Pintadas-BA.


Sobre o filme:
Vídeo Documentário “Samba Território”
30 minutos, 2010.
Direção:
Vandelson Gonçalves
Paulo Marcos
Fotografia:
Leandro Mendes
Edição:
Leandro Mendes
Paulo Marcos
Produção:
Renaldino Almeida
Tony Rios
Claudivan Almeida da Silva
Realização:
Companhia de Artes Cênicas Rheluz
Núcleo Pensar Filmes
Patrocínio:
BNB Cultural
BNDS
Governo Federal
Apoio:
TVE Bahia
Prefeitura de Pintadas
Deputada Estadual Neusa Cadore – Mandato da Gente
Rede Pintadas
Ponto de Cultura Pensar Filmes
Ponto de Cultura Pintadas Cultura Viva
Disponível nos sites:

Fonte Calila Noticias

Mãe de bebê é presa e diz que não pediu dinheiro por "doação'

Agentes da delegacia de Jaguaquara prenderam, na noite desta segunda-feira (11), a mãe do bebê recém-nascido que foi entregue, com suspeita de troca por dinheiro, para uma mulher que acabou sendo presa em flagrante no aeroporto de Salvador.
De acordo com a delegada Maria Cristina Damásio, os policiais chegaram até a residência da mãe, de 28 anos, através do registro que foi feito no Hospital Municipal de Jaguaquara, onde a criança nasceu no último dia 6 de abril. A jovem era moradora de Maracás.
Segundo a delegada, em depoimento, a mulher disse que fez a doação da criança por vontade própria e não cobrou por isso, já que não teria condições de criar a criança.
De acordo com a polícia, a mãe biológica conheceu a outra mulher através de através da internet e por lá mesmo teria feito todos os acordos para adoção. A mãe do garoto disse que não cobrou pelo menino.
Ela está detida na delegacia de Jaguaquara e será encaminhada ao Ministério Público na tarde desta terça-feira (12), onde ficará à disposição da Justiça. De acordo com a delegada, "entregar criança para doção sem conhecimento da justiça é crime previsto nos artigos 245 e 246 do Código Penal".
A criança está no berçário em Salvador sob os cuidados dos funcionários do Juizado Menores. Já a mulher que foi detida no aeroporto está presa em flagrante na Delegacia da e Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca).

Fonte: G1

Resultados dos Campeonatos da Região

Resultados dos campeonatos das cidades da região
Clique aqui e confira as informações
Fonte: Agmar Rios

Visita Online