PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

24 de nov. de 2010

Feira: dois homens são baleados após perseguição na Av. Getúlio Vargas

image Os jovens teriam sido baleados após praticarem um assalto.

Na manhã desta quarta-feira (24), dois homens foram baleados no centro de Feira de Santana.

O fato aconteceu embaixo do viaduto situado no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Eduardo Fróes da Mota.

Os disparos foram efetuados por dois homens, ainda não identificados, em uma motocicleta. Segundo a Polícia Militar, as vítimas são suspeitas de ter praticado um assalto no bairro Santo Antonio dos Prazeres e foram perseguidas.

Alexandro Santiago de Macedo, de 26 anos, foi alvejado na cabeça quando conduzia uma moto CG, cor preta; e Néviton do Amor divino, de 23 anos, foi atingido com cinco tiros.

Segundo familiares das vítimas, ambos são primos. Alexandro e Néviton foram socorridos para o Hospital Geral Clériston Andrade e até o fechamento desta matéria não há informações sobre o estado de saúde deles.

O veículo encontrado com os jovens será levado para o Complexo Policial Investigador Bandeira. De acordo com um soldado da PM, a moto tem restrição de furto.

Informações do Acorda Cidade

Adolescente comete suicídio na zona rural de Mulungu do Morro

image O jovem de 16 anos não apresentava motivo para o ato.

Nesta segunda-feira (22), o corpo do menor foi encontrado pendurado em uma mangueira na propriedade agrícola do pai.

Erick Francisco do Nascimento completaria 16 anos neste mês, não era portador de distúrbio mental e não apresentava nenhum motivo para os pais que pudesse desconfiar que ele tiraria a sua própria vida.

Mesmo sabendo se tratar de suicídio, o delegado Bel. Jorge Figueiredo Júnior instaurou inquérito policial para saber a causa da morte do menor.

Blog Ezequias Dourado.

Mineradora provoca ‘terremotos’ e preocupa moradores de Santaluz

image Mineradora nega número de explosões e possíveis danos.

Os moradores de Santaluz, no nordeste baiano, vivem a tomar sustos e passar por momentos de apreensão nos últimos tempos.

Tudo isso por conta das explosões realizadas pela mineradora Magnesita, que explora o mineral cromita (utilizado em refratários) na cidade desde 1979.

De acordo com a dona-de-casa Antonia Anísia Couto, as detonações têm se tornado mais frequentes, de um ano para cá, e causado rachaduras em centenas de residências próximas ao local. “Eles têm feito, muitas vezes, duas explosões por dia. Quando tem os tiros, parece que a gente vai cair. Treme tudo. Os copos batem, as portas estremecem e a gente fica com a sensação que vai estourar o ouvido”, relata.

A moradora conta que todos os luzenses que moram a até 3 km do local – dentre eles o prefeito da cidade – têm sido prejudicados pelos estouros. Além da poeira, que encobre algumas casas após as explosões, diversas moradias apresentam rachaduras em suas estruturas. “Eu ouvi dizer que uma até caiu, mas não posso confirmar. Mas se continuar do jeito que tá, vai acabar com tudo”, afirma.

Segundo conta, um abaixo-assinado com 300 assinaturas para solicitar providências do poder público foi entregue no Fórum do município, mas até agora não houve resposta.

Outro lado

A mineradora Magnesita, acusada de causar danos materiais e ambientais no município de Santaluz, no nordeste baiano, e de promover “terremotos” que têm deixado a população preocupada, negou que o número de explosões seja tão freqüente quanto o relatado por moradores.

Segundo Evair Duarte, responsável pelo planejamento de minas, afirma que em hipótese alguma a empresa faria mais do que uma explosão por semana, que dirá duas por dia. “É feita, no máximo, uma explosão por semana. Mas a média mais próxima do comum é uma explosão a cada 12 dias”, afirmou, relatando a complexidade de se fazer cada detonação.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), não constam reclamações contra a empresa na sede de Santaluz, apenas reclamações e notificações relativas à fábrica instalada em Brumado, no centro-sul do estado.

O funcionário não soube dizer se há reclamações formais feitas contra a empresa pelos vizinhos da fábrica em Santaluz.

De acordo com denúncias enviadas ao BN, muitos daqueles que tiveram as casas danificadas pelas explosões, estão fazendo os reparos por conta própria, por não conseguirem fácil acesso à fábrica. Outro prejuízo diz respeito às cisternas, muito comuns nas residências, que tiveram de ser trocadas por tanques comuns, em muitos casos, por estarem rachados.

Informações do Bahia Notícias / Foto - Ilustrativa

24-11-2010 - Capela do Alto Alegre – Debates de internautas fez vereador retira emenda a Lei Orgânica

Capela do Alto Alegre – Debates de internautas fez vereador retira emenda a Lei Orgânica
Um Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal lançada em 24 de novembro de 2009, causou indignação a população capelense, o assunto iniciou em um site de relacionamento em 03 de novembro de 2010. O documento possui 11 páginas que sugere diversas alterações a Lei Orgânica municipal, a exemplo de denominação de bairros e distritos, mas o que mais chamou a atenção da comunidade foi a sugestões de alteração do Art. 9º:

Art. 9º. Ficam incluídos os §§ 1º e 2º ao art. 23 da Lei Orgânica Municipal, que passam a vigorarem com a seguinte redação:

“§1º - Ao servidor público municipal no exercício do mandato de Vereador, Prefeito ou Vice-Prefeito, a mais de 10(dez) anos, fica assegurada a estabilidade financeira, ao retornar ao serviço público municipal, nos termos da Lei.

§2º - O servidor investido em mandato eletivo municipal é inamovível de ofício pelo tempo de duração de seu mandato.”

Só em um tópico na comunidade do Orkut “Capela do Alto Alegre” com mais 80 postagens, chamou a atenção da comunidade e de sites locais a exemplo do Calila Notícias que postou no último dia 17 com o título “Projeto que propõe benefícios para os vereadores de Capela esquenta debate nas ruas e na internet”.
O Presidente da Câmara Arismário Gomes do PTB, falou da importância do papel do Legislativo, “Não se trata de uma disputa, de quem ganha ou perdem, não se trata de Bahia ou Vitória, aqui não se tratará de ganhar ou perder, todos nós vereadores estão aqui para desenvolver o que há de melhor para a população de Capela do Alto Alegre” falando sobre o Artigo 9º ele falou que foi apresentado para um equilíbrio econômico, mas viu que a comunidade não estava entendendo e criaria mais confusão do que solução, procurou informar a população presente que não ouve má intenção da sua parte em criar esta emenda. Outra emenda que a comunidade comentou foi a questão da aposentadoria do servidor no Art. 16. Fica alterado o art. 47 da Lei Orgânica Municipal, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 47 - Ao vereador que tenha exercido por mais de 15 (quinze) anos o mandato eletivo no Município, ao ser aposentado por idade pelo Regime Geral da Previdência Social, e não mais exercendo o mandato de vereador, fica assegurado a sua complementação salarial, através do Poder Legislativo Municipal, ao valor igual ao teto do subsídio pago ao vereador em exercício do mandato, desde que não exerça qualquer outro cargo na administração pública municipal, estadual ou federal, nos termos da Lei.” 
O Vereador Kero (PT) pediu que os vereadores assumissem suas responsabilidades, pois o assunto do destaque 01 foi lido e aprovado na sessão passada causa esta que houve a manifestação da população, pediu que a população que só tivesse respeito na hora de cobrar e que versem sempre a casa Legislativa.
O Vereador Romeu (PSB), falou da Comissão Especial que ficou responsável para apreciar as emendas da Lei Orgânica, na qual ele ficou como presidente, depois de estudados foi apresentado o Parecer no dia 01 de novembro do corrente ano, e foi votado na última sessão no dia 15, na qual obteve 5 votos a favor e 3 contra,
O Vereador Carlito relatou a sugestão de alteração no artigo 12º.  Que diz: Fica acrescentado o art. 32º - E na Lei Orgânica Municipal e seu respectivo parágrafo único:

        “Artigo 32-E. É assegurado ao servidor público municipal o direito à licença para o desempenho do mandato classista em central sindical, federação, sindicato, núcleos ou delegacias, associações de classe ou entidade fiscalizadora da profissão, de âmbito estadual e municipal, com a remuneração do cargo efetivo.
 Segundo ele antes de votar na matéria consultou assessor jurídico, ele acha uma aberração no aprovar este artigo.
Criticou a forma como alguns internautas  trataram o assunto, usando de palavras agressivas, contra os vereadores. Questionou a votação que permitia que esposa de prefeito assumisse cargo de confiança, segundo ele é crime de nepotismo.
O vereador Dermeval do PR parabenizou a participação da população, pediu que os mesmo viessem sempre a Secretaria da Câmara para ficar informado, “evitando picuinhas e politicagem do disse e não disse”. Defendeu a votação das alterações, principalmente a que dar direito ao Presidente da Câmara em concorrer ao segundo mandato e ao que dar direito da prefeitura pagar a três diretores do sindicato para que lhe possa dedicar tempo para administrar a entidade. 
O Vereador Zé Silva (PC do B), falou que o Vereador foi eleito para representar a população não legislando em causa própria, focou no artigo 9º, segundo ele foi rejeitado pela Comissão Especial, posteriormente o Presidente apresentou o mesmo artigo em forma de destaque que dá direito ao vereador após 10 anos receber até o fim de sua vida o salário de vereador.
Criticou o colega Cristiano em comparar este Projeto ao nepotismo, pois a Lei não avalia cargo exercido por esposa de prefeito como nepotismo, também criticou ao presidente em retirar o projeto pelas manifestações dos internautas sem que seja votado,
para ele a aprovação dessa emenda causaria mais gastos, em breve seria 2 câmara, uma atuando e outras não, para ele nem só o artigo 9º como também o artigo 18º que da direito a reeleição, na qual o presidente não acatou a emenda apresentada pelos vereadores de situação, por este motivo eles iria votar contra as emendas. (Ouvir)
O Vereador Beto (PSB), estas emendas em seu primeiro momento foi percebido pela Comissão de Justiça que havia partes que deveria ser modificada, e apresentou no dia 29/10, deu parecer contrário o qual foi derrubado pela maioria, e que em uma semana depois foi apresentado pelo presidente o destaque nº1 que modificava apenas o artigo 9º, segundo ele foi daí que surgiram as discussões na internet que o presidente retirou sem comunicar aos vereadores, afirmou ser contra o artigo 18º que da direito a reeleição e solicitou que fosse votado separado dos demais artigos na qual o Presidente rejeitou o requerimento, e por isto iria votar contra as emendas, pois artigos como este servem pra legislar em causa própria.(Ouvir)
O Presidente justificou que rejeitou o requerimento interpretando que não existe votação de artigo separado e sim no projeto por completo.
O projeto teve a votação nominal na qual obteve 6 votos a favor e 3 contra
Vereador Cristiano – Aprovou
Vereador Carlito – Aprovou
Vereador Romeu – Aprovou
Vereador Kero – Reprovou
Vereador Arismário – Aprovou
Vereador Beto – Reprovou
Vereador Dermeval – Aprovou
Vereador Aureo – Aprovou
Vereador Zé Silva – Reprovou

http://www.baciadojacuipe.com.br/
Por: Ediomário Catureba

Várzea da Roça conquista Copa em Miguel Calmon

Seleção de Várzea da Roça conquista Copa em Miguel Calmon
A seleção de Várzea da Roça sub-17 foi campeã da 1ª Copa Regional Rogério Dias de Futebol de Base, na cidade de Miguel Calmon. A disputa aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de novembro. A seleção de Várzea da Roça venceu a competição com uma campanha brilhante, três jogos, sendo três vitórias, quatro gols marcados e nenhum sofrido, ficando com os prêmios de goleiro menos vazado (Bruno) e artilheiro (Itamar).

Confira a campanha da seleção de Várzea da Roça:

Domingo, dia 14 de novembro.
Às 10h00min.
Várzea da Roça 1x0 Mirangaba

Domingo, dia 14 de novembro.
As 16h30min
Miguel Calmon 0x1 Várzea da Roça

Final
Segunda-feira, dia 15 de novembro.
As 10h00min
Várzea da Roça 2x0 Piritiba

1ª Copa Regional Rogério Dias de Futebol de Base
Sub 14 e Sub 17
Clique aqui para conferir a Tabela da Copa


Seleção de Várzea da Roça faz sucesso
A seleção de Várzea da Roça sub-17, Bi-campeã da Copa do Jacuípe fez a préliminar do jogo do Bahia no dia 13 de novembro, no estádio de Pituaçu em Salvador. A seleção de Várzea da Roça jogou contra Maracás, campeã da Copa do Vale do Jiquiriçá de futebol sub-17 e venceu pelo placar de 2 a 1. Bahia venceu a Portuguesa pelo placar de 3 a 0, valendo pela 36º Rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e com o resultado, o tricolor baiano conquistou diante de um Pituaçu lotado, a classificação para a Série A 2011, de forma antecipada.
Postado por Agmar Rios
Parabéns! Desejo sucesso a toda comissão e jogadores.

Fonte: Agmar Rios

Visita Online