PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

7 de jul. de 2011

Programação da Micareta de Baixa Grande

Baixa Grande é localizada a 264 km de Salvador.

Sábado, dia 16 de julho de 2011
16h. Banda X-Groove
19h. Banda Lua Elétrica
22h. Show com Margareth Menezes
01h. Banda Fofokaê

Domingo dia 17 de julho de 2011
11h. Bloco Masculino Tú Tá Bêba Égua
12h. Bloco Feminino Tô Bêba
16h. Banda Kolé I Pan '' Bloco Pakera & Cia ''
19h. Banda Unskaraí
22h. Banda Chicana
01h. Banda Bahia Show
Fonte: Abre Aspas News

Seminário reune os territórios do Sisal, Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe para discutir sobre segurança alimentar e nutricional

Nesta semana, representantes da sociedade civil organizada e dos municípios que compõem os territórios de identidade do Sisal, Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe vão discutir sobre segurança alimentar e nutricional. A cidade de Feira de Santana sediará, nos dias 7 e 8, a Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional onde serão levantadas as demandas e necessidades de cada região. Do evento, que acontecerá na Universidade Estadual de Feira de Santana, sairão os delegados e as sugestões levantadas para 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada em Salvador, em setembro deste ano.

Promovidas pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA-BA) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) as conferências têm como tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”. Segundo Elane Ferraz, superintendente de Segurança, Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA) da Sedes, o objetivo é construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável na Bahia e promover a implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) com participação da sociedade.
Em novembro, também na capital baiana, vai acontecer a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Os municípios que participarão da conferência são: Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição de Feira, Santo Estevão, Ipecaetá, Antônio Cardoso, Anguera, Tanquinho, Santa Bárbara, Santanópolis, Coração de Maria, Amélia Rodrigues, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Irará, Água Fria, do Portal do Sertão; Baixa Grande, Mairi, Gavião, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Riachão do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Quixabeira, da Bacia do Jacuípe; e Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente, do território do Sisal.

CONSEA - O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA-BA) é um órgão colegiado de aconselhamento ao governador do Estado para as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia. Criado em 14 de maio de 2003, propõe políticas, programas e ações que assegurem o direito à alimentação adequada e saudável, garantido constitucionalmente e estimula que a sociedade participe da formulação, execução e acompanhamento destas políticas de SAN. Considera que a organização da sociedade é uma condição essencial para as conquistas sociais e para a superação definitiva da exclusão.
Inspirado nas resoluções da 3ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em julho de 2007, o CONSEA-BA trabalha sobre diferentes programas, como a Alimentação Escolar, o Bolsa Família, a Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, o Água para Todos, entre outros. O CONSEA-BA  é formado por 72 membros - 48 representantes da sociedade civil organizada e 24 representantes do Governo Estadual, além de 10 observadores convidados.

Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Serviços:
O quê : Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
Quando: 7 e 8 de julho
Onde: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

São Domingos – Em protesto a morte de preso, populares queimam carro e ameaçam invadir Delegacia.

Se a terça-feira, 5, o clima esteve tenso depois da morte de Sidney Santana Rocha, 26 anos, esta quarta-feira,6, a situação foi ainda pior. Populares inconformados atearam fogo no Woyage do guarda Municipal José Roberto e tentaram invadir a delegacia. Para alguns moradores, o veículo foi talvez, a principal causa da morte de Tim, como era conhecido o Sidney. Pois segundo o guarda relatou ao delegado Jorge Umbelino na manha de terça-feira, Tim teria batido com uma pedra duas vezes no capô do seu carro que posteriormente o prendeu.
No fim da manha de hoje, no momento que acontecia o velório na residência da mãe da vítima, populares perceberam Chico passando sentido delegacia, que fica próximo ao local do velório e saíram correndo na tentativa de pegar o funcionário publico, que ao chegar na delegacia entrou rapidamente e deixou seu carro no lado de fora. Neste momento os manifestantes começaram a atirar pedra no veículo e não dando por satisfeitos, colocaram o automóvel em ponto morto e saíram empurrando até a Praça Izaque Pinheiro, centro da cidade, que fica a cerca de 300 metros da delegacia, ao chegar ao largo que fica em frente à Prefeitura Municipal, emborcaram o Woiage e atearam fogo.
Naquele momento o policiamento ainda era pequeno para conter o protesto, mais de cem pessoas com o mesmo propósito retornou a delegacia a procura de Chico como é conhecido na cidade o guarda dono do carro.
O sepultamento aconteceu às 14h com dezenas de pessoas com cartazes, pedido por justiça. Uma delas foi à irmã de Sidney, a Leiliana Santana que veio de São Paulo para o sepultamento, disse que não tem presa para voltar e que pretende viajar só quando vir uma resposta da justiça. “ É lamentável uma situação como essa, uma cidade sem delegado, sem promotor, sem Juiz e sem policial qualificado. Aqui tem quatro anos sem delegado, hoje tem dois só por causa desse acontecimento”, falou indignada Leiliana.

A situação de tensão só veio aclamar por volta das 14h30, depois da realização do sepultamento, mesmo assim os policiais militares que estavam em sete viaturas do 16º Batalhão de Serrinha, comandadas pelo capitão Joilson Lessa da 4ª Cia / Conceição do Coité, e outras seis viaturas da policia civil da coordenadoria de Serrinha permaneceram no centro da cidade, para evitar nova manifestação.
Em nota da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia, divulgada na imprensa na tarde de hoje, diz que o Departamento de Polícia do Interior (Depin) determinou que o delegado Fábio Santos da Silva, coordenador da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Serrinha, se deslocasse para o município de São Domingos, a 245 quilômetros de Salvador, para apurar as circunstâncias da morte de Sidnei de Santana Rocha, 27 anos, ocorrida, na madrugada de terça-feira (5), quando era transferido para o Hospital Regional de Feira de Santana.
Sidnei foi preso e encaminhado à delegacia do município depois de se envolver numa briga com um guarda municipal. O investigador Marcelo da Silva Souza, chamado ao local, efetuou a prisão do rapaz, que se mostrava exaltado e recusava-se a ficar custodiado na unidade policial. Durante a madrugada, o preso passou mal na carceragem e foi socorrido para o hospital.
A investigação, presidida pelo coordenador Fábio Santos, está sendo acompanhada pelo Ministério Público da Comarca de São Domingos. “O laudo pericial que determinará a causa da morte ainda não está pronto. Porém, não existem indícios de que o preso tenha sido torturado”.
Todos os envolvidos no episódio, dois funcionários municipais que trabalham na carceragem e o investigador, foram ouvidos e os depoimentos serão encaminhados ao Depin, juntamente com o laudo pericial. Após a análise das peças, a Polícia Civil decidirá se instaura processo administrativo contra o policial, que tem prazo para conclusão de 60 dias. Marcelo está afastado preventivamente de suas funções.


Raimundo Mascarenhas/ fotos: André Franco-
Fonte: Noticias do Sisal e Sisal News.

1º Conferência da FARJ em Mairi

Fonte: Agmar Rios

VI Missão Diocesana em Mairi

Começou na última segunda-feira dia 04 de julho e vai até o dia 10 de julho de 2011 a Semana de Missão da Diocese de Ruy Barbosa em Mairi. Cerca de 120 pessoas da Diocese que fizeram uma experiência com o Cristo e dão testemunho de uma vivência comunitária como os Leigos (as), Religiosos (as), Bispo, Padres e Seminaristas da Diocese estarão em todas as comunidades.

A Missão Diocesana pretende fortalecer e crescer em qualidade e quantidade a caminhada das 49 comunidades envolvendo a Zona Rural e a Sede da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Mairi, bem como preparar novas lideranças para assumirem com mais firmeza o compromisso de batizados na comunidade e na sociedade, além de incentivar e animar os CPC (Conselhos Pastorais nas Comunidades) e a participação.

Para o Padre Roshan da Paróquia Nossa Senhora Das Dores a missão é um momento de ajudar as paróquias a crescer no jeito de ser Igreja Rede de Comunidades e um jeito de colocar a Diocese em estado permanente de Missão.

O Padre Phong, também da Paróquia, argumentou que a Missão Diocesana é um meio de despertar as nossas consciências, uma oportunidade de irmos ao encontro do nosso povo, de modo especial, dos católicos afastados e das pessoas mais sofredoras.
Pe. Roshan e o Bispo Dom André
Para a Missionária Cecília da cidade de Serrolândia que acompanha as Missões há três anos, o que  a marcou foram as visitas realizadas nas casas, um momento de ouvir as pessoas, segundo ela a grande necessidade das famílias é um bom diálogo, o saber ouvir.

O Bispo Dom André que desde 1994 está na Diocese de Ruy Barbosa relatou que a Missão Diocesana surgiu da necessidade de ajudar os seminaristas, a fazer experiências pastorais e conhecer mais de perto a realidade de cada comunidade. O Bispo lembrou também que a 1ª Missão Diocesana aconteceu em Piritiba/2006, a 2ª em Andaraí/2007, a 3ª em Boa Vista do Tupim/2008, a 4ª em Ipirá/2009, a 5ª em Miguel Calmon/2010 e este ano a 6ª Missão em Mairi.

Nesta semana visitas, encontros, celebrações e reunião com lideranças serão realizadas em todas as comunidades.
Redação Gidailma
Fonte: Mairi FM

Colação de Grau em medicina


Valter, Osvaldo Neto e Maria José

Familiares e amigos de Osvaldo Oliveira Lima Neto parabenizam pela Colação de Grau no curso de Medicina da UnirG.
Filho do casal Valter e Maria José, o varzeano Osvaldo Neto, realizou o desejo de ser medico ao receber o diploma da profissão na solenidade de outorga de grau festiva realizado neste final de semana em Goiânia, capital do estado de Goiás.
É mais um jovem da cidade de Várzea do Poço realizando um sonho que orgulha a todos. E nesse momento especial, familiares e amigos parabenizam pela conquista.
Osvaldo Neto fez Medicina no Centro Universitário UnirG de Gurupí– Tocantins. As informações são do Portal Serrolândia.

Animais soltos na pista continuam causando acidentes nas estradas

Por volta das 04h20min, do dia 05 de julho, quando seguia na BR 407, o senhor Miron Ribeiro Bastos Junior, conduzindo um caminhão MB, baú de placa JJB 3424 do Distrito Federal, atropelou um animal que estava solto na pista e após o atropelo perdeu o controle do veículo, vindo a tombar na banca, causando danos materiais. O caminhão seguia da cidade de Petrolina para o Distrito Federal carregado com uvas. De acordo com a Policia Rodoviária Federal houve tentativa de saque da carga, porém foi evitado com a presença dos patrulheiros.
Maravilha Notícias

O Povoado de Viração município de Baixa Grande é Contemplado com uma Quadra Poliesportiva

 
Na tarde do último sábado, dia 02 de julho, foi Inaugurada uma Quadra Poliesportiva semi-profissional no Povoado de Viração. 
Além da quadra, as equipes foram contempladas com jogos de camisa para futsal, quites contendo redes e bolas para futebol de salão, vôlei e Basquete.
Para inaugurar a Quadra, houve um pequeno torneio com 4 equipes: Viração, Mandacaru, Quadra Q e Lagoa do Mamão.
O Vereador Rômulo Fontoura mostrou aos presentes técnicas de basquete.
A Secretária Municipal de Educação elogiou o Povoado por estar recebendo este presente, deseja que a comunidade aproveite este benefício. O Vereador Pedro Lima, entregou o troféu de Capitão à equipe de Lagoa do Mamão, agradeceu a participação de todos, falou que fica alegre em ver a Viração um povoado lutador sendo contemplado com um presente deste nível.
Após o evento de inauguração, o público curtiu muito forró ao som de Bêro dos Teclados e convidados, e da banda Swing dos Boys.
Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Visita Online