PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

19 de ago. de 2011

Gavião - Diretoria de cultura realiza III Conferência

A cultura de um povo é seu patrimônio mais importante, aquele que o identifica e guarda sua história. Por isso, conhecê-la e explorá-la livremente é seu direito fundamental. Mas falar sobre o direito humano à cultura no Brasil é constatar que, assim como somos um país, ainda, concentrador de renda e oportunidades, está longe de ver universalizado o acesso a produções e equipamentos culturais. Aqui, a exclusão cultural também é conseqüência da exclusão econômica e social. No entanto, ao tratar a cultura como área estratégica para o desenvolvimento do município, o governo Essa Terra é Nossa dá um importante passo rumo à dissolução deste cenário de desigualdade.
Encarar a cultura como um direito fundamental é enfrentar a concentração geográfica e social da produção artística, o maior obstáculo à democratização do acesso. E não é apenas a parcela mais vulnerável da população que enfrenta restrições para exercer o direito estabelecido no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o de “participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir artes e de participar do processo científico e de seus benefícios”.
Além das inúmeras iniciativas da Diretoria de Cultura e de outras áreas desse governo que já transformam a realidade e semeiam melhores perspectivas para a futuro, todas secretarias municipais também dá sua contribuição nessa mudança. Por meio de suas ações, busca levar a diversas cidades e o acesso livre e gratuito a mostras e exposições dedicadas as temáticas dos direitos humanos. Nossa intenção é, além de aprofundar a democratização da cultura, transformá-la em ferramenta de conhecimento e aprendizagem sobre a história de luta contra violações de direitos humanos no país, frisou o Secretário de Administração Laurindo Nazário da Silva.
E também como forma de chamar a atenção para a necessidade de se respeitar a diversidade, como faz o grupo de capoeira que o professor Dão tem desenvolvido. O evento estenderá por todo dia, aonde será elaboradas propostas que serão encaminhadas a Conferencia Estadual de Cultura.
Para o vereador Lourival Filho além dos números, cultura e direitos humanos guardam sempre uma estreita relação. Uma relação simbiótica, pois se fortalecem mutuamente na medida em que propagam valores imprescindíveis para a humanidade, como liberdade, igualdade e solidariedade.

Fonte: www.gaviaoemdestaque.blogspot.com

Nenhum comentário:

Visita Online